Evento acadêmico

Saberes tradicionais, inteligência artificial e ‘Vitrine de inovação’ marcam segundo dia da Semana do Conhecimento

Encontro com mestras, mestres e artistas do notório saber é um dos destaques da programação da 31ª edição da Semana do Conhecimento da UFMG nesta terça-feira, 18 de outubro.

Às 9h, a roda de conversa A presença dos saberes tradicionais na universidade reunirá o mestre Joelson Ferreira dos Santos, líder da Teia dos Povos e do Assentamento Terra Vista, e a mestra Maria Muniz (Mayá), da Terra Indígena Caramuru Paraguassu, ambos da Bahia. Além deles, participam o professor do Departamento de Antropologia da UnB José Jorge de Carvalho, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa, a professora da Faculdade de Letras da UFMG Leda Maria Martins ‒ uma das principais pensadoras do teatro negro brasileiro ‒, a antropóloga e ativista guarani Sandra Benites e a professora emérita da UFMG Nilma Lino Gomes. A atividade será realizada no auditório Sônia Viegas, da Fafich.

Às 14h, na Estação Ecológica, também no campus Pampulha, o artista Ricardo Aleixo, outro homenageado com o título de Notório Saber, apresenta a performance Mesmo quando só eu só ando em bando.

Às 14h30, também na Estação Ecológica, começa a roda de conversa A terra e o território dos nossos ancestrais: campo e cidade, com participação da mestra Sueli Maxakali (Aldeia Escola Floresta, Itamunheque, Teófilo Otoni/MG) e dos mestres Cacique Babau (Serra do Padeiro/BA) e José Bonifácio da Luz (Bengala), da comunidade dos Arturos, em Contagem, além da convidada Makota Kidoiale (Manzo Ngunzo Kaiango, BH – Santa Luzia/MG).

No Bosque da Música, às 18h30, haverá sessão comentada do filme Essa terra é nossa, com os cineastas do povo Tikmũ’ũn Sueli Maxakali e Isael Maxakali.

Conhecimento, tecnologia e inovação
Ainda no campus Pampulha, no auditório da Reitoria, às 14h, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG promove o encontro Inteligência artificial e seu impacto social, com a participação dos professores da UFMG Leonardo Netto Parentoni, da Faculdade de Direito, Hani Camille Yehia, da Escola de Engenharia, e Carlos D'Andrea, do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

No Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD3), a Pró-reitoria de Recursos Humanos promove, ao longo do dia, a 12ª Jornada de apresentação do conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos da UFMG. O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, no norte de Minas, também participa da Semana do Conhecimento. Confira a programação.

No Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG promove, a partir das 9h30, a Vitrine de inovação, mostra com participação de empresas de base científico-tecnológica e centros de tecnologia. Um dos convidados é o empreendedor Matheus Brito, sócio-fundador da WayCarbon, referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e desenvolvimento de estratégias visando à ecoeficiência e à economia de baixo carbono.

Confira a programação completa no site da 31ª Semana do Conhecimento UFMG.

Descrição Imagem
Isael Maxakali, cineasta do povo Tikmũ’ũn, participa de sessão comentada do filme 'Essa terra é nossa' Divulgação/Procult

18 de outubro de 2022

Campus Pampulha, BH-TEC e ICA