Político-administrativo

Hoje, às 18h: ‘Pepe’ Mujica, ex-presidente do Uruguai, fala aos jovens em evento on-line da AUGM

Na próxima segunda-feira, 26 de junho de 2023, às 18 horas, o ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica falará à juventude e aos trabalhadores latino-americanos no evento Hacer futuro, organizado pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e outras organizações. O encontro será via web e terá a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, que preside a AUGM.

Em tempos de grandes crises globais, explica texto de divulgação do evento, é necessário que a região fortaleça sua integração como forma de ser ouvida e ganhar mais relevância no cenário internacional. O objetivo da manifestação de Mujica é convocar os jovens – estudantes e trabalhadores da cidade e do campo – para a construção de projetos intrarregionais, baseados em cooperação, que se reflitam em ações concretas pelos direitos básicos.

A expectativa é que ‘Pepe’ Mujica se comunique, via streaming e também por canal de TV aberta uruguaio, com mais de um milhão de jovens de toda a América Latina e o Caribe.

Guerrilheiro e presidente
Nascido em 1935, José Alberto Mujica Cordano foi agricultor, teve papel relevante no combate à ditadura uruguaia do período 1973-1985 – o que lhe valeu 14 anos de prisão – e foi presidente da República Oriental do Uruguai entre 2010 e 2015. Foi também senador, de 2015 a 2018.

A AUGM tem promovido e participado ativamente de iniciativas que visam contribuir para o processo de integração regional. Convênios com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e com associações nacionais e redes de universidades públicas, entre outros, seguem essa direção.

O evento é convocado também pela Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes, pela Confederação Sindical de Trabalhadores das Américas e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e tem apoio do Banco de Desarrollo de América Latina, do Centro de Formação para a Integração Regional e do movimento Malvinas nos Une.

Descrição Imagem
Pepe Mujica na posse do presidente Lula, em 2023: convocação aos jovens Foto: Pablo Valadares | Câmara de Deputados (CC BY 3.0)