Evento acadêmico

Segunda, às 19h: em live, Fabiana Menezes aborda relação entre autonomia e o Marco de CT&I

A relação entre a autonomia universitária e o Marco Regulatório em Ciência, Tecnologia e Inovação será abordada pela professora Fabiana de Menezes Soares, da Faculdade de Direito, em live nesta segunda, 28, a partir das 19h. O evento marcará o lançamento do livro Autonomia universitária: 30 anos no estado de São Paulo (Editora Unesp), organizado por Edson Cesar dos Santos Cabral e João Eduardo Lopes Queiroz, ambos vinculados à Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Fabiana Menezes assina um dos capítulos da obra e terá a companhia, no evento do dia 28, de Nina Ranieri, da USP, e Alexandre Aragão, da Uerj, ambos também coautores. O tema central da live, que será transmitida pelo YouTube, será a importância da autonomia universitária para a democracia.

A respeito de sua abordagem, Fabiana comenta que a autonomia no âmbito do Marco de CT&I deve ser entendida como “um grande projeto de convergência capaz de promover um desenvolvimento econômico e social que faça sentido para a realidade dos brasileiros e brasileiras”.

Segundo a professora da Faculdade de Direito da UFMG, a legislação socialmente referenciada no campo da ciência, tecnologia e inovação deve ser uma das bases das ações governamentais. “As diversidades e problemas do nosso país reclamam soluções próprias, que de fato diminuam as desigualdades, considerem as diferenças e gerem prosperidade, incluindo o setor produtivo, que é essencial para os novos modelos de trabalho e ensino desenhados pela sociedade do conhecimento”, explica Fabiana Menezes.

Descrição Imagem
Fabiana Menezes: ações do governo em CT&I devem reduzir desigualdades Agência Senado