Evento cultural

Segunda, às 19h30: concerto de cordas apresenta obras de Ravel, Vivaldi e Edmundo Villani-Côrtes

Sob a coordenação do professor Jessé Máximo e regência do professor Carlos Aleixo, o Camerata de Cordas da UFMG apresenta, nesta segunda-feira, 10 de junho, às 19h30, um concerto com peças de Ravel, Vivaldi, Viana e Villani-Côrtes. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Conservatório UFMG.

A obra Pavane pour une infante défunte (Pavana para uma infanta defunta, em português) foi escrita pelo compositor francês Maurice Ravel, em 1899, quando ainda era aluno de Gabriel Faurè. Pavana é uma tradicional dança cortesã europeia, caracterizada por movimentos lentos, que alcançou grande popularidade nos séculos 16 e 17. Segundo relatos do próprio autor, o título não evoca nenhum momento histórico ou morte trágica e foi escolhido pela repetição consecutiva de sons consonantais idênticos ou parecidos na língua francesa. Originalmente escrita para piano, será apresentada, nesta segunda, em versão para orquestra de cordas do compositor norte-americano Jeff Manookian.

O Concerto para dois violinos em lá menor é a oitava peça de L'estro armonico Op. 3, um conjunto de concertos escrito por Antonio Vivaldi, em 1711. A Suíte de canções infantis brasileiras foi escrita em 1998 pelo compositor mineiro Andersen Viana (1962) e reúne diversas canções do folclore infantil brasileiro, como Marcha soldado, Terezinha de Jesus, Nesta rua, Peixe- vivo, entre outras.

As Cinco miniaturas brasileiras do compositor mineiro Edmundo Villani-Côrtes (1930) foram compostas em 1978, originalmente para flauta doce e piano. Devido ao sucesso, a obra recebeu diversas adaptações feitas pelo próprio compositor, inclusive para orquestra de cordas.

Camerata de cordas
O termo camerata se refere a pequenos grupos que se dedicam à prática da música de câmara. Diferentemente da música sinfônica, mais apropriada a grandes ambientes, a música de câmara também é capaz de adentrar em pequenos e médios espaços. O grupo Camerata é um conjunto de iniciação à prática instrumental coletiva formado por estudantes da Escola de Música que se dedicam ao estudo dos instrumentos da família do violino.

Ao longo do ano de 2023, o grupo promoveu vários concertos, muitos deles de cunho didático. O grupo tem relação com ensino e pesquisa, por meio do trabalho de estudantes e da coleta e levantamento de repertório específico, de experimentações e da participação desejada em eventos científicos.

Maurice Ravel (1875-1937)
Pavane pour une infante défunte
Antonio Vivaldi (1678-1741)
Concerto para dois violinos em lá menor, RV522, Op. 3, no 8