Evento cultural

‘Encontro com artistas’, programação virtual do Centro Cultural, recebe coletivo de dança contemporânea

Encontro com artistas, novo projeto da programação virtual do Centro Cultural UFMG, estreia seu segundo episódio com uma conversa sobre a investigação cênica realizada durante a residência do Coletivo Teia no museu, quando as integrantes Denise Fantini e Sara Marchezini organizaram uma oficina e um experimento coletivo dentro das atividades do Corpas em trânsito: um octograma biográfico ancestral. A residência fez parte da Chamada Pública de 2020 e foi desenvolvida em 2022, devido às limitações impostas pela pandemia de covid-19. 

O processo-performance Corpas em trânsito parte de um olhar anticolonial e do desejo das artistas de compreender suas identidades. “O corpo em trânsito pretende atravessar memórias para (re)construir um corpo inquieto que busca seu lugar e entendimento no mundo”, informa o texto de divulgação. Sensibilizações corporais percorrem o trajeto dos oito “vasos maravilhosos” da medicina chinesa no Octograma de Fushi para que “um estado de dança ocorra diante da internalização desses caminhos e da descoberta de movimentos orgânicos e intuitivos.”

Trajetórias
Denise Fantini é artista da dança, instrutora de pilates, capoeirista, diretora, intérprete-criadora, professora de dança moderna e contemporânea e coordenadora da área cultural do Coletivo Cio da Terra Migrantes. Desde 2013, realiza trabalhos ligados à dança-gênero e ao audiovisual. Pesquisadora da cultura popular, Denise faz parte de grupos de tradição de Capoeira Angola (Grupo Candeia de Capoeira Angola) e de Tambor de Crioula (Tambor Rosa de São Benedito). 

Sara Marchezini é artista da dança, fisioterapeuta, instrutora de pilates, professora de dança contemporânea e performer. Há nove anos, concebe e realiza produções híbridas em dança. Integrou o Camaleão Grupo de Dança, participando de instalações performáticas. Desenvolve a pesquisa Corpo-território em fluxo, que já se desdobrou no vídeo-dança Até a raiz e oculta, com exibições nacionais e internacionais. Atualmente, faz parte do quadro de oficineiros do Centro Cultural Lá da Favelinha.

Encontro com artistas é um programa bimensal. O artista João Diniz foi o convidado para o episódio de estreia da série, em que falou sobre sua exposição Poematéria: Arquitetura da palavra, aberta para visitação em agosto deste ano no Centro Cultural.

Descrição Imagem
Integrantes do Coletivo Teia falam sobre investigação cênica motivada pela residência do grupo no Centro Cultural Foto: arquivo do Centro Cultural UFMG