Evento acadêmico

Café com Ciência aborda as 'Novas fronteiras na Leishmaniose'

Dentro da programação do 2º Encontro Ciência, Ensino e Cultura do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, o Café com Ciência vai abordar o tema 'Novas fronteiras na Leishmaniose'. Sob coordenação da veterinária Gleide Fernandes de Avelar, professora do Departamento de Morfologia do ICB, participam do bate-papo outros três veterinários que são referência nesse assunto. Cada um apresentará aspectos do tema em 10 minutos; em seguida, haverá debate.

Em sua fala, o professor Rodolfo Giunchetti, do Departamento de Morfologia, vai abordar a vacina terapêutica que seu grupo desenvolve. Além de reduzir o potencial de transmissão da doença, ela pode pôr fim à eutanásia como única alternativa nos casos de leishmaniose visceral canina. A proposta da vacina é que ela seja aplicada no cão infectado, para que o animal produza anticorpos contra o inseto transmissor, que por sua vez atacariam o funcionamento dos mecanismos biológicos do inseto e inibiriam etapas de seu desenvolvimento.

Outro convidado é o clínico Vitor Márcio Ribeiro, doutor em Parasitologia pela UFMG, professor da PUC Minas e presidente do grupo de pesquisa Brasileish. Ribeiro vai tratar do dilema entre tratar o animal e sacrificá-lo. “Não há riscos de conviver com o animal infectado, desde que ele e o ambiente estejam devidamente tratados”, adianta, destacando que há necessidade de acompanhamento por um veterinário.

Nivaldo Silva, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e professor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFMG, falará sobre os aspectos éticos e normativos.