Evento acadêmico

Palestra de professor italiano trata da seleção sexual

Interpretações modernas sobre a seleção sexual, tema introduzido, na segunda metade do século 19, por Charles Darwin em sua teoria da evolução, serão abordadas em palestra no ICB, pelo professor Roscoe Stanyon, do Departamento de Biologia da Universidade de Florença, da Itália.

Os estudos de Stanyon estão concentrados nos mecanismos e processos envolvidos na evolução do genoma dos primatas, a fim de melhor compreender a evolução e as origens da espécie humana.

No resumo de sua palestra, Stanyon lembra que, na visão de Darwin, a seleção sexual era modulada pela competição masculina e pela escolha feminina como explicação para diferenças nas características sexuais secundárias, às vezes gritantes mesmo dentro de uma mesma espécie.

Segundo ele, a discussão sobre seleção sexual permaneceu adormecida durante grande parte do século 20 e só voltou com força nos anos 1970 por intermédio dos sociobiólogos.

Organização: Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

21 de fevereiro de 2017