Evento cultural

Lançamento de livro sobre autogestão nas ocupações habitacionais de BH

Ver cartaz do evento >

A Escola de Arquitetura abrigará o lançamento do livro 'Saberes [auto]construídos', organizado pela professora Denise Morado. A obra, publicada em e-book no fim de 2015, reúne histórias da construção das próprias habitações por moradores das ocupações de Belo Horizonte, que receberão exemplares de sua versão física.

O evento de lançamento contará com a presença de Leonardo Pericles, coordenador do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas – MLB e da jornalista Rafaela Lima, da Associação Imagem Comunitária, primeira TV comunitária de BH. Haverá também uma exposição de imagens sobre o trabalho do grupo Práticas Sociais no Espaço Urbano (Praxis) nas ocupações urbanas e vilas, e a exibição do filme Diálogos com Eliane Silva, sobre a ocupação de mesmo nome no Barreiro.

A obra é resultado de projeto de extensão iniciado há sete anos, quando o Grupo Praxis se aproximou de famílias de autoconstrutores das ocupações Irmã Dorothy e Eliana Silva.

O livro registra os diálogos estabelecidos entre professores, pesquisadores e estudantes de arquitetura e os autoconstrutores de casas e bairros em ocupações.

Com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, da Fapemig, da Capes e do CNPq, a iniciativa conta com a colaboração de bolsistas de extensão e de iniciação científica, além de mestrandos e doutorandos.

O livro poderá ser adquirido na própria Escola de Arquitetura, durante o lançamento, por R$40.

Organização: Grupo Praxis da UFMG

Apoio: Pró-reitoria de Extensão da UFMG, Fapemig, da Capes e do CNPq