Evento acadêmico

Encontro 'Direito e psicanálise: política do medo e justiça social'

A crise do sistema prisional brasileiro, que se tornou mais aguda no início do ano com chacinas em penitenciárias nas regiões Norte e Nordeste, será abordada durante o encontro 'Direito e psicanálise: política do medo e justiça social'. O evento é preparatório para a primeira edição do 'Colóquio internacional direito e psicanálise: a criminologia em questão', que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

O conferencista convidado para o evento é o professor Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP, ganhador do Prêmio Jabuti de melhor livro em Psicologia e Psicanálise, em 2012, com 'Estrutura e constituição da psicanalítica: uma arqueologia das práticas de cura, psicoterapia e tratamento'. Dunker discorrerá sobre a lógica do condomínio, tema também discutido pelo filósofo Vladmir Safatle, que enxerga nos condomínios modernos uma forma de segregação social.

A professora Maria José Salum e o professor José Luiz Quadros abordará a crise do sistema prisional brasileiro, agravada em janeiro com o massacre de 56 detentos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus. Encerrando o encontro, Eduardo Batitucci, Jaqueline Oliveira, Alessandro Santos, Leila Lemes e Leandro Galhardo falarão sobre polícia e segurança pública.

Estudantes e profissionais interessados na temática podem se inscrever pelo e-mail npdufmg@gmail.com. Os valores são R$10 (estudantes), R$15 (trabalhadores das políticas públicas) e R$20 (demais profissionais).

Ficha técnica

Organização: Núcleos Interfaces e Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo da UFMG

8 de abril de 2017

Faculdade de Direito da UFMG - Auditório Maximum Alberto Deodato