Evento acadêmico

Semana do Conhecimento: lançamento de livros, abertura de exposição e mostras de trabalhos estão na programação desta quarta

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, dentro da programação da 31ª Semana do Conhecimento da UFMG, o Encontro com mestras, mestres e artistas do notório saber, que reúne atividades gratuitas e abertas ao público, começa às 9h, com a roda de conversa A sobrevivência das sementes, no auditório Sônia Viegas da Fafich, no campus Pampulha.

A roda terá a participação dos mestres Joelson Ferreira de Souza (Assentamento Terra Vista, Arataca/BA) e Valdemar Xakriabá (São João das Missões/MG), das mestras Maria Muniz Andrade Ribeiro (Mayá) e Japira Pataxó (Aldeia Novos Guerreiros, Porto Seguro/BA) e de Seu Badu (Silvio da Siqueira, do Quilombo Matição, Jaboticatubas/MG).

Na área externa do auditório, às 11h30, serão lançados os livros As lutas existem pela nossa terra, de Joelson Ferreira de Oliveira; É a terra que nos organiza, de Cacique Babau (ambos da Coleção Especial Notório Saber, publicados pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG); Por terra e território – caminhos da revolução dos povos no Brasil, de Joelson Ferreira e Erahsto Felício (Coleção Teia dos Povos); A escola da reconquista, de Maria Muniz de Andrade Ribeiro, organizado por Rosângela Pereira de Tugny (Coleção Teia dos Povos); Ñe’e Tee Rekove: Palavra viva verdadeira, organizado por Valdomiro Flores, Tereza Amarília Flores e Luciana Oliveira, publicado pelo Selo PPGCOM-UFMG, e Pedrina de Lourdes Santos: meu rosário, minha guia e Eu tenho a África dentro de mim: Pedrina de Lourdes Santos, ambos organizados por Luciana Oliveira e Ester Antonieta Santos e publicados pelo Selo PPGCOM-UFMG.

Na Estação Ecológica, às 14h, o ator, cantor, compositor e multi-instrumentista Maurício Tizumba apresenta a performance A arte que vem de um povo de fé, que toca, canta e dança

Em seguida, às 14h30, começa a roda de conversa As imagens, os cantos, com a participação de Sueli Maxakali (Aldeia Escola Floresta, Itamunheque, Teófilo Otoni/MG), Mestre Primo (BH/MG), José Bonifácio da Luz, o Bengala (Contagem/MG), Maria Muniz (Terra Indígena Caramuru Catarina Paraguassu/BA), Dirceu Pereira (Justinópolis/MG) e Pedrina de Lourdes Santos (capitã da Guarda de Moçambique de Nossa Senhora das Mercês, de Oliveira/MG).

No Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade, às 19h, será aberta a exposição Feito de folhas e penas, com obras de Japira Pataxó e Glicéria Tupinambá.

Mostras, diplomação e oficina
Ao longo do dia, no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD3), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promove o 5º Encontro de mobilidade internacional da UFMG. Serão apresentados trabalhos que relatam experiências de estudos ou ensino, pesquisa, extensão, estágio profissional e acadêmico, desenvolvimento linguístico ou artístico-cultural vivenciadas no intercâmbio.

No mesmo local, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis organiza a Mostra Prae de projetos de permanência de estudantes. Serão realizados, ainda, o 25º Encontro de extensão, iniciativa da Proex, a 26ª Semana da graduação, realizada pela Prograd, e a Semana de iniciação científica e Semana de iniciação científica jr., promovidas pela Pró-reitoria de Pesquisa.

No Centro de Atividades Didáticas de Ciências Biológicas (CAD1), o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG promove o 7º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

No Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), às 14h, será realizada a diplomação dos novos membros afiliados da regional Minas Gerais e Centro-oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Também a partir das 14h, o Instituto de Ciências Biológicas realiza a Mostra ICB 2022. Haverá mesa-redonda com o tema Integração entre ensino, pesquisa e extensão, bioarte e apresentação de estudantes de pós-graduação e pós-doutorado (Drops of science).

Na Faculdade de Farmácia, o Laboratório de Tecnologia de Alimentos realiza uma oficina de fabricação de pizza. A atividade, gratuita, terá início às 14h30. As vagas já foram preenchidas. A Liga Acadêmica de Farmácia Industrial promove discussão sobre o protagonismo do estudante da área na busca por capacitação para atuar na indústria.

Descrição Imagem
Manto Tupinambá, por Glicéria Tupinambá Divulgação/Procult