Evento acadêmico

Semana do Conhecimento: pesquisas de servidores e encontro de mobilidade internacional são os destaques desta terça

Nesta terça-feira, 24 de outubro de 2023, começam algumas das mostras que compõem a Semana do Conhecimento UFMG. Logo pela manhã, inicia-se a 13ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos em Educação. Organizada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH), a atividade segue ao longo do dia, no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3).

A programação do 6º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), também começa na parte da manhã. O encontro, que segue até a quarta-feira, 25, terá atividades também ao longo da tarde. A ação visa divulgar para a comunidade acadêmica as diversas atividades de internacionalização realizadas por brasileiros e estrangeiros que estudam na UFMG.

Ao longo dos dois dias, serão apresentados trabalhos que relatam experiências vivenciadas durante períodos de intercâmbio. O encontro engloba atividades de estudos, ensino, pesquisa, extensão, estágio profissional e acadêmico, desenvolvimento linguístico ou artístico-cultural. As atividades também serão no CAD3.

IA e docência
A partir das 14h, o auditório da Reitoria recebe a mesa Desafios transdisciplinares em tempos de inteligência artificial. Organizada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da UFMG, a atividade reúne os professores Wagner Meira, do Departamento de Ciência da Computação (DCC), Gilson Iannini, do Departamento de Psicologia, e Carlos d'Andréa, do Departamento de Comunicação Social, que fará a mediação. Na atividade, serão discutidas as potencialidades, os riscos e os limites éticos da IA.

Também às 14h, no auditório 107 do CAD3, será realizada a cerimônia Docência: sucessos do ofício. Organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a atividade reconhece professores que se destacam no ensino de graduação da UFMG. A indicação é feita pelos estudantes desde 2019.

ExpoLab UFMG
Iniciativa que busca promover aproximação entre o ambiente de pesquisa e inovação da Universidade e o público externo, a ExpoLab UFMG começa às 8h, no auditório 106 do CAD3. Na Mostra de infraestruturas institucionais de pesquisa, uma das atividades da exposição, os participantes poderão conhecer diferentes infraestruturas de pesquisa da UFMG e estabelecer conexões com pesquisadores, técnicos, estudantes e representantes da indústria. O evento segue até quinta-feira, 26 de outubro.

Ao longo do dia, também haverá uma série de atividades em unidades da UFMG. A lista pode ser consultada no site da Semana do Conhecimento, onde também estão as orientações sobre inscrições.

Composição
A Semana do Conhecimento UFMG 2023 reúne ainda a 32ª Semana de Iniciação Científica e o 13º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovidos pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq), o 26º Encontro de Extensão e a mostra virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus, organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), a 27ª Semana de Graduação, realizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd), e o 8º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (Pipa), promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI).

O evento prossegue até sexta-feira, 27. Leia mais sobre a Semana, que é uma espécie de vitrine da produção científica da Universidade, em reportagem publicada no Portal UFMG.

Descrição Imagem
. Divulgação