Evento acadêmico

Seminário discute modos de ocupação coletiva da terra

Quais são as conformações de espaço e de trabalho possíveis num projeto de vida em comum? De 23 a 25 de maio, o seminário 'Terra comum, propriedades coletivas e outras espacialidades: práticas e ideias' discutirá os modos de ocupar e usar a terra, o ar e o subsolo, para além do princípio estrutural da propriedade, seja ela pública ou privada. Durante o seminário, serão apresentadas experiências de coletividade, sustentadas na propriedade ou no uso, que questionem a hegemonia do modo de produção capitalista. O evento será realizado no auditório do BDMG Cultural.

Organizado pelas professoras Ana Baltazar, da Escola de Arquitetura da UFMG, e Louise Ganz, da Escola Guignard (Uemg), o evento será dividido em três sessões temáticas. No dia 23 de maio, 'Espaço e tradições' abordará a consciência histórica da tradição e a contínua construção de formas de resistência; no dia 24, o tema será 'Lutas e cotidianos', sobre os movimentos anticapitalistas pelo direito aos bens comuns, seus mecanismos de ação e os desdobramentos no cotidiano. Por fim, no dia 25, 'Direito à terra e novas formas de coletividade' discutirá os mecanismos jurídicos de acesso à terra, aos bens comuns e moradia na proposição e implantação de novas ou outras formas de coletividade.

As sessões temáticas serão realizadas no auditório do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1.600, Lourdes), das 19h às 22h. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas no site do evento