Evento acadêmico

Seminário na FaE celebra 20 anos do Observatório da Juventude

Ver cartaz do evento >

Debates e trocas de experiências sobre diversos temas que atravessam as juventudes serão abordados durante o seminário Juventudes e educação: 20 anos de construção de saberes e afetos, que será realizado de 13 a 15 de setembro de 2023 no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE).

O seminário, que celebrará os 20 anos do programa de ensino, pesquisa e extensão Observatório da Juventude (OJ), vai promover uma reflexão sobre temas que permeiam as juventudes e os processos educativos escolares e não escolares.

programação inclui oficinas temáticas, mesas-redondas, rodas de conversa, entre outras atividades. As inscrições de participantes estão abertas até esta terça-feira, 12 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Serão emitidos certificados de participação.

Homenagem
O evento será aberto nesta quarta-feira, dia 13, pelos professores Andrea Moreno, diretora da FaE, Débora D´Ávila Reis, diretora de Divulgação Científica da UFMG, Natalino da Silva, coordenador geral do Programa Ações Afirmativas da Universidade, e Symaira Nonato, coordenadora geral do Observatório da Juventude.

Os professores Juarez Dayrell e Nilma Lino Gomes, ambos da FaE, são os convidados da sessão especial Juventudes e raça: memórias, lutas e construções. Outra atração é o lançamento da série Juventude brasileira e educação.

Para o último dia (15), estão programadas as mesas Jovens, projeto de vida e educação: quais juventudes são sonhadas? e Juventude, diferença e diversidade: quais existências são permitidas?.

No encerramento do seminário, haverá uma homenagem (in memoriam) à professora Inês Assunção de Castro Teixeira, que dedicou grande parte de sua pesquisa ao trabalho docente e teve trajetória marcada pela defesa dos direitos humanos.

Atualizações sobre o evento podem ser acompanhadas no Instagram.

Descrição Imagem
Projeto 'Desembola na ideia' oferece oficinas artísticas a adolescentes em situação de vulnerabilidade social Foto: Observatório da Juventude UFMG

12 a 15 de setembro de 2023

Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação