Evento acadêmico

Seminário ‘O marfim na História Moderna: comércio, fé, status social e colecionismo’

O evento, composto de uma série de conferências, palestras, mesas-redondas e uma exposição na fachada digital do Espaço, tratará do emprego do marfim nas artes sacra e decorativa em Minas Gerais; o marfim como fonte para pesquisas históricas e o comércio internacional do material.

Para discutirem o tema foram convidados pesquisadores da Universidade e outras instituições. A programação pode ser vista no site. Já a exposição conta com uma série de fotografias de 30 peças do acervo de museus de Minas Gerais, catalogadas pelo projeto.

O seminário é resultado do projeto ‘A produção, circulação e utilização de marfins africanos no espaço atlântico entre os séculos XV e XIX’, parceria entre a UFMG e a Universidade de Lisboa, em Portugal. O projeto internacional investiga o comércio e a circulação dos marfins no Império Português para descobrir quais as rotas, quem fabricou as peças e como chegaram ao Brasil.

Descrição Imagem
O evento terá série de palestras e exposição sobre o tema. Pedro Furtado I Espaço do Conhecimento UFMG

Ficha técnica

Seminário ‘O Marfim na História Moderna: comércio, fé, status social e colecionismo’