Evento cultural

Sérgio Pererê toca lamelofones em show com canções afro-mineiras

Ver cartaz do evento >

Lâmina ancestral – pesquisa sonora em torno dos lamelofones é o show que o cantor Sérgio Pererê fará nesta sexta-feira, 19 de maio de 2023, no Conservatório UFMG. O evento, que começa às 20h, tem entrada gratuita e aberta ao público.

Na apresentação, Sérgio vai compartilhar suas pesquisas sobre o assunto e tocar lamelofones, adaptando-os para as composições da música afro-mineira. Ele também vai apresentar composições de outras vertentes de seu trabalho.

"Os lamelofones são instrumentos de origem antiga e estão espalhados por todo o continente africano, recebendo nomes, afinações, funções e formatos diversos. De modo geral, estão conectados com a espiritualidade, dando acesso ao mundo dos ancestrais", explica Pererê.

O cantor também fala de outros instrumentos africanos: "Em Moçambique e Zimbábue, os povos Xonas e Chopes tocam a mbira, instrumento que se apresenta em diferentes formatos, como dzavadzimu e nyunga nyunga. Essas mbiras se diferenciam pela sonoridade, quantidade de lâminas e afinação. No oeste africano, em Mali, Senegal, Burkina Faso e Gâmbia, há o kalimbombo, um lamelofone com uma grande cabaça e lâminas, com sonoridade mais grave, que se aproxima do contrabaixo. Na região de Congo e Angola, há um lamelofone chamado kisanji. No centro-oeste africano, Tanzânia, temos o ilimba."

Sérgio Pererê ressalta que esses instrumentos atravessaram o oceano com a diáspora, de modo que, até o século 19, ainda existiam pessoas que dominavam sua arte no Brasil. Em Cuba, por exemplo, foi criada a marimbola, um tipo de lamelofone grave.

Tradição e experimentação
Além de cantor, Sérgio Pererê é compositor, multi-instrumentista, ator e produtor musical. Seu trabalho é reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação e pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas. Em suas obras, o artista une temas cotidianos a enunciados metafísicos e elementos do sagrado de matriz africana, como o culto à ancestralidade e aos orixás. Pererê se apresentou em várias regiões do Brasil e em países como Canadá, Áustria, Espanha, Moçambique, China e Argentina.

Descrição Imagem
Sérgio Pererê: instrumentos conectados com a ancestralidade Foto: Patrick Arley

Ficha técnica

Show Lâmina ancestral – pesquisa sonora em torno dos lamelofones
De Sérgio Pererê
Data: 19 de maio de 2023
Horário: 20h
Local: Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte)
Evento gratuito

Serviço

18 a 19 de maio de 2023

Conservatório UFMG

Adicionar ao meu calendário

Entrada franca

Avenida Afonso Pena, 1.534, centro de Belo Horizonte