Evento acadêmico

Guerra da Rússia com a Ucrânia é assunto de aula inaugural de formação transversal

Ver cartaz do evento >

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) promove, nesta terça, 26 de abril, às 19h30, a aula magna da Formação Transversal em Estudos Internacionais, intitulada Russia’s war against Ukraine: a global challenge. A palestra será ministrada por Serhy Yekelchyk, professor de história russa e ucraniana na Universidade de Alberta, Canadá.

A aula será aberta ao público, e não há necessidade de inscrição prévia. A transmissão será pelo canal da DRI no YouTube, e o link para o certificado será disponibilizado no chat simultâneo.

Do stalinismo à Ucrânia moderna
Bacharel pela Universidade de Kiev e mestre pela Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, Serhy Yekelchyk foi para o Canadá em 1995 para cursar o doutorado em História da Rússia e do Leste Europeu na Universidade de Alberta.

Foi nomeado para os departamentos de Estudos Germânicos e Eslavos e História, onde ministra uma variedade de cursos sobre história russa, stalinismo, Ucrânia moderna e cinema da Guerra Fria. Também é autor de The conflict in Ukraine (2015) e Ukraine: Birth of a modern nation (2007), publicados pela Oxford University Press.

Ambiência plural
No segundo semestre de 2019, a UFMG lançou a Formação Transversal em Estudos Internacionais, que é composta de disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola.

O objetivo do curso é proporcionar uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos e valorativos. Podem participar estudantes matriculados em qualquer curso de graduação da UFMG e a comunidade externa matriculada na modalidade disciplina isolada, na quarta fase do requerimento de  matrícula, conforme calendário acadêmico.

Mais informações sobre as disciplinas ofertadas podem ser obtidas neste catálogo ou na ementa sobre os estudos internacionais.

Descrição Imagem
A guerra da Rússia contra a Ucrânia é um 'desafio para o mundo', conforme o professor Serhy Yekelchyk Domínio Público