Evento cultural

Show de dança baseado nos princípios do 'contato improvisação' é atração do Conservatório, na quarta

Ver cartaz do evento >

Na próxima quarta-feira, 16 de novembro de 2022, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe a artista Vitória Regina, facilitadora de prática do projeto Im.Contato, para a improvisação Jam da retomada – dança e música. Músicos do Grupo de Improvisação Livre da UFMG (Gilu) também participarão da atividade.

Vitória é adepta do contato improvisação (CI), dança que comemora 50 anos em 2022. O estilo propõe uma prática relacional consensual em que duas ou mais pessoas interagem em contato físico, deslocando-se com diferentes qualidades de toque, peso, pressão, rolamentos e deslizamentos sem seguir uma coreografia.

A dinâmica da prática do CI proporciona "um estado de prazer, de meditação, de jogos, de relaxamento, de massagem, autoconhecimento e usufruto de boas relações sociais", conforme informa o texto de divulgação.

Trajetória
Vitória Regina é idealizadora do Festival de Contato Improvisação em BH, criado em 2015. O intuito do seu trabalho é contribuir para a formação de uma comunidade sólida da prática na cidade. Ela é artista multidisciplinar, bailarina, performer, cantora, produtora, pesquisadora em educação somática e terapeuta Bowen. Também colabora com o coletivo Doras e o projeto Experienciação e integra os coletivos Corporatura e Insanacena. Ao lado do violonista Caxi Rajão, a artista integra o duo musical Fina Flor, atuando como intérprete. Vitória ainda empresta sua voz às composições do mineiro Jorge Dikamba.

Grupo de Improvisação Livre
O Gilu é um coletivo de improvisação livre formado em 2017 por estudantes da Escola de Música, sob a coordenação do professor e percussionista Fernando Rocha, do Departamento de Instrumentos e Canto. Desde 2019, atua de forma independente, estabelecendo parcerias com coletivos de dança e artistas da cena experimental.

A atuação do coletivo permeia a improvisação musical e a interdisciplinaridade, interagindo com vídeos, videopartituras, performance, programação criativa e, mais recentemente, com a improvisação remota em interação com outras mídias.

Descrição Imagem
Improvisação de música e dança propõe interação espontânea de participantes Foto: Renan Santos

Improvisação Jam da retomada – dança e música
Data: 16 de novembro de 2022