Evento acadêmico

Terça, às 19h: Livro sobre a glória heroica, entre antigos e modernos, será lançado em live

O livro Kléos – entre deuses, homens e heróis – fruto de evento organizado na UFMG em que foram discutidas as várias facetas da figura heroica, de Aquiles a Lampião – será lançado em live nesta terça, 22 de novembro de 2022, das 19h às 20h40. Vários professores e egressos da Universidade são organizadores e/ou autores.

Durante o encontro, os 14 capítulos da obra serão analisados pelos professores Jacyntho Brandão, Sandra Bianchet (ambos da UFMG), Adriane Duarte (USP), Deivid Gaia (UFRJ), Gabriele Cornelli (UNB), Júlia Avelar (UFU) e Nuno Rodrigues (Universidade de Lisboa).

No prefácio, Yiannis Petropoulos, professor do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade Demócrito da Trácia e diretor emérito do Centro para Estudos Helênicos da Universidade de Harvard, ambas na Grécia, destaca que, no livro, editado pela Fino Traço, 16 pesquisadores, em diferentes estágios da carreira, “recorrem a uma variedade de abordagens e perspectivas para analisar o conceito de herói em distintos períodos históricos, geografia e gêneros: as epopeias de Homero e Virgílio, a historiografia romana e o romance grego tardio, o primeiro épico das Américas (De gestis Mendi de Saa de Anchieta, do século 16), as estrelas de Hollywood e os heróis do sertão euclidiano, os anti-heróis e os jagunços de João Guimarães Rosa, Boudica, a Lucrécia de Clarice Lispector, Li Bai, Tiradentes, Bob Dylan e os heróis dos westerns”.

Ainda segundo Petropoulos, as discussões, resultado de colaboração internacional, são extensas, originais e versáteis, e, em seu conjunto, oferecem “um panorama contemporâneo hipnotizante sobre um tema tão antigo quanto a palavra ‘herói’ em Homero".

A live de lançamento será transmitida pelo YouTube com acesso aberto ao público geral. Mais informações sobre o livro (que será vendido com desconto, nesta semana do lançamento) estão no site da editora Fino Traço.

Descrição Imagem
Lampião, líder do cangaço: conceito de herói em períodos históricos distintos Acervo Biblioteca Nacional