Evento cultural

Terça, às 19h30: professores da UFMG cantam música erudita brasileira no Conservatório

Ver cartaz do evento >

O grupo Resgate da Canção Brasileira, formado por professores da Escola de Música, sobe ao palco do Conservatório UFMG nesta terça-feira, 4 de outubro de 2022, às 19h30, para um recital com peças do cancioneiro erudito do país. A apresentação será aberta a todos os públicos, com entrada gratuita.

Os professores de canto Luciana Monteiro de Castro, Mônica Pedrosa e Mauro Chantal e a professora de piano Patrícia Valadão vão interpretar composições de Francisco Braga, Alberto Nepomuceno, Luis Melgaço, Hostílio Soares, Antônio Carlos Gomes e Aloysio de Alencar Pinto.

O concerto integra a programação da série Retratos do Brasil, do Conservatório, e também a terceira edição do Horizons, projeto da UFMG e da Universidade de Münster, na Alemanha, que promove concertos, cursos e palestras com profissionais das duas instituições.

Pesquisa e cancioneiro erudito
Resgate da Canção Brasileira é um grupo de pesquisa criado em 2003 por professores da Escola de Música da UFMG com o objetivo de pesquisar e divulgar o cancioneiro erudito brasileiro. Atualmente, é formado por professores de canto, violão e teoria musical da UFMG, das universidades federais de Uberlândia (UFU), Sergipe (UFS), Juiz de Fora (UFJF) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná.

Busca por fontes documentais, estudos interpretativos e das práticas de performance e estudos analíticos com base na semiótica, intermidialidade, dialogismo e outras teorias, com vista à publicação de artigos, edição de partituras, gravação e performance de repertório são algumas das atividades desenvolvidas pelo grupo. Entre suas realizações, destacam-se seis edições do Seminário da Canção Brasileira da UFMG.

Trajetórias
A coordenadora do grupo, Mônica Pedrosa, é graduada em Canto e doutora em Literatura Comparada pela UFMG e mestre pela Manhattan School of Music. Como bolsista Capes/Print, realizou, em 2021 e 2022, seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Riverside, ao lado do compositor Paulo C. Chagas. Atualmente, pesquisa e divulga canções de câmara brasileiras. Suas produções incluem o CD Canções da terra, canções do mar, com o violonista Fernando Araújo, o livro de partituras homônimo, os registros das canções de Lorenzo Fernândez e Francisco Braga, com a pianista Guida Borghoff (Selo Minas de Som), e o CD Manuscritos de Buenos Aires e canções para canto e violão de Francisco Mignone, mais uma vez com Fernando Araújo, pelo Selo Sesc de São Paulo.

Luciana Monteiro de Castro é graduada em Canto, mestre em Performance Musical e doutora em Letras/Literatura comparada pela UFMG. Atualmente, se dedica ao estudo e  à divulgação da canção brasileira de câmara, coordena o Programa de Extensão Selo Minas de Som e atua como pesquisadora do grupo Resgate da Canção Brasileira. Já cantou obras sinfônicas e óperas sob a regência de nomes como David Machado, Silvio Viegas, Isaac Karabtchevsky, Marcelo Ramos, Roberto Tibiriçá e Emílio de César.

Mauro Chantal é graduado em Piano e Canto e mestre em Música pela UFMG. Tem doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, além do Resgate da Canção Brasileira, integra também o grupo Canto: arte, técnica e pedagogia, da Unicamp. Tem mais de 100 títulos como compositor de música vocal. Com Lígia Ishitani, gravou o CD Un doux refuge. Como baixo solista, atuou nas óperas Rigoletto, Le nozze di Figaro, La traviata, Pelléas et Mélisande, Macbeth, Roméo et Juliette e Il Guarany. Também atuou como pianista acompanhador. Em 2022, participou da estreia mundial da ópera Aleijadinho, de Ernani Aguiar.

Patrícia Valadão é doutora em Música pela Unicamp, com tese sobre a Ópera Tiradentes, de Manoel Joaquim de Macedo Junior. Atualmente, desenvolve ampla atividade como concertista solista e camerista, atuando na preparação de cantores em óperas e oratórios, no Brasil e no exterior. Sua atividade como pesquisadora envolve edição e análises musicais de obras brasileiras.

Repertório

Aloysio de Alencar Pinto (1911-2007)
Sodade – harmonização de cantiga de roda

Antônio Carlos Gomes (1836-1896)
Realtà – versos de Antonio Ghislanzoni (1824-1893)

Hostílio Soares (1898-1988)
Heliantos – versos do compositor

Luis Melgaço (1903-1983)
Noite em surdina – versos de César Burnier (1900-1989).
Voz: Mauro Chantal – baixo
Ao piano: Patrícia Valadão

Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Dor sem consolo, op. 32 nº 1 – versos de Afonso Celso (1860-1938)