Político-administrativo

​UFMG comemora 55 anos de presença em Montes Claros

Nesta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, a UFMG vai inaugurar a nova etapa da Moradia Universitária Cyro Versiani dos Anjos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em evento que marca as comemorações dos seus 55 anos de atuação em Montes Claros.

Com presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e de dirigentes da Administração Central e do ICA, a programação, que começa às 8h, inclui café da manhã com profissionais de imprensa e autoridades regionais, cerimônia em homenagem à presença da UFMG em Montes Claros, inauguração e visita à moradia universitária, que recebeu investimentos de cerca de R$ 6 milhões para ampliar sua capacidade em 40 vagas – perfazendo 148 vagas para estudantes classificados socioeconomicamente.

A origem do campus Montes Claros remonta à data de 11 de outubro de 1964, quando o Ministério da Agricultura criou o Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde”. Inaugurada em 2 de julho de 1966, a instituição, com sede em Montes Claros, oferecia formação profissional de segundo grau para os trabalhadores da agricultura. Em 1968, a escola foi incorporada à UFMG, data considerada como marco da presença Universidade na região.

Atualmente, o ICA oferece cursos de Graduação em Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia. Juntos, somam 242 vagas anuais. O campus da UFMG no Norte de Minas também oferece mestrado em Produção Animal, Produção Vegetal, em Sociedade, Ambiente e Território (em parceria com a Unimontes) e Alimentos e Saúde. A instituição mantém ainda especialização em Recursos Hídricos e Ambientais e Doutorado em Produção Vegetal. O campus Montes Claros reúne mais de 1,3 mil alunos de graduação e pós-graduação.

Descrição Imagem
Moradia Universitária da UFMG no campus Montes Claros Foto: Lucas Braga | UFMG

11 a 13 de novembro de 2023

Instituto de Ciências Agrárias (ICA)