Evento acadêmico

Terça, às 10h: webinário discute formas de combater fake news sobre vacinas

Fake news e vacinas contra a covid-19: desafios na comunicação com a sociedade será o tema do webinário que ocorre nesta terça-feira, 15 de fevereiro, a partir das 10h, com transmissão pelo canal da Escola de Enfermagem no Youtube. As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas neste link.

A palestra da professora Tatiana Marins Roque, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai tratar do mecanismo de disparo de notícias falsas, que se estabelece por meio dos bots, ou robôs da internet, além dos algoritmos e das mídias sociais como um dos primeiros passos para deter a avalanche de desinformações que negam as evidências científicas e manipulam a opinião pública. A mediação será feita pela professora da Escola de Enfermagem da UFMG Sheila Lachtim.

Desinformação
Embora a vacinação em massa seja uma estratégia de saúde pública potente, capaz de reduzir as taxas de óbitos e internações e impulsionar as atividades econômicas e sociais dos países, ainda pairam questionamentos sobre efeitos adversos e segurança das vacinas, gerados pela desinformação que circula nas redes sociais. Neste sentido, é importante observar como o modo de consumir e divulgar conteúdos na internet interfere diretamente na capacidade de escolha de grupos sociais, o que contribui para redução das coberturas vacinais.

Descrição Imagem
Vacinação contra a covid-19 é capaz de reduzir as taxas de óbitos e internações Ewerton Martins Ribeiro | UFMG

14 a 15 de fevereiro de 2022

Canal da Escola de Enfermagem no Youtube