Evento acadêmico

Worskshop 'Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos'

O worskshop 'Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos' (Electron microscopy cryo-techniques as tools for elucidating biological processes) acontece de 3 a 7 de dezembro de 2018, na UFMG campus Pampulha.

Promovido pelo Centro de Microscopia da UFMG, o evento pretende estimular o uso de criotécnicas em microscopia eletrônica pelos pesquisadores do Brasil e da América Latina, e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica. A programação pode ser consultada neste link.

O workshop é dirigido a pesquisadores de instituições de ensino superior, centros de pesquisas, empresas e estudantes de pós-graduação e de graduação. Nele serão apresentadas as tendências mais modernas na utilização de criotécnicas em pesquisas cientificas e tecnológicas, permitindo aos iniciantes se familiarizem com a operação dos equipamentos usados em criotécnicas.

Atividades práticas

As sessões práticas para realização de experimentos em criotécnicas acontecem de 3 a 5 de dezembro, no Centro de Microscopia, e ão abordar os tópicos: congelamento rápido por imersão (plunge-freezing), congelamento por alta-pressão (high-pressure freezing), criosubstituição (freeze-substitution), crio-ultramicrotomia (cryo-ultramicrotomy), criofratura (freeze fracture), e tomografia (tomography).

As atividades serão conduzidas por Roland Fleck, Gema Viscay-Barrena e Corey Hecksel (Kings College London, Reino Unido), Johanna Höög (University of Gothenburg, Suécia) e Bruno Humbel (Okinawa Institute of Science and Technology, Japão). Serão 18 participantes selecionados. Os candidatos devem preencher o formulário da pré-inscrição, disponível no site do evento:

Eventos abertos

As palestras, abertas a todos os inscritos, acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. Cientistas de instituições do Reino Unido, Suíça, França, Suécia, China e Brasil discutirão temas como a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais,  estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas, assim como novas possibilidades em criomicroscopia.

Descrição Imagem
Centro organiza evento internacional Arquivo/Centro de Microscopia UFMG