Notícias Externas

20 anos sem Cássia Eller - Conexões celebra uma das maiores vozes da música brasileira

Luiz Fernando Freitas, locutor e apresentador na Rádio UFMG Educativa, em conversa com Luíza Glória, relembra passagens da vida de Cássia Eller e celebra sua obra

Foi em um hospital, no Rio de Janeiro, e após sofrer três paradas cardíacas que morreu, aos 39 anos, a cantora Cássia Eller, no dia 29 de dezembro de 2001: há 20 anos. O laudo toxicológico do IML, o Instituto Médico Legal, apontava que não havia álcool ou drogas no organismo da cantora. Na época, a causa da morte foi deixada como “enfarte agudo do miocárdio”. Mas o assunto virou caso de polícia e anos depois o Ministério Público do Rio de Janeiro apontou que houve erro médico no tratamento da cantora e que algum medicamento administrado no hospital agravou seu caso.

Não é exagero dizer que Cássia Eller é uma das maiores vozes de nossa música. Em 2001, a cantora estava no auge da sua carreira. Ao todo, ela lançou cinco álbuns de estúdio em vida: ‘Cássia Eller’, de 1990, ‘O Marginal’, de 1992, ‘Cássia Eller’, de 1994, ‘Veneno AntiMonotonia’, de 1997, e ‘Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo’, de 1999. Teve também um sexto álbum de estúdio, ‘Dez de Dezembro’, mas que foi lançado postumamente, em 2002. O álbum mais famoso e que mais vendeu foi o ‘Acústico MTV’, de 2001, com mais de 1 milhão de cópias vendidas e que faturou também um prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.

Luiz Fernando Freitas, locutor e apresentador na Rádio UFMG Educativa, em conversa com Luíza Glória, relembra passagens da vida de Cássia Eller e celebra sua obra.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.