Pessoas

Abuso e exploração sexual infantil são discutidos na Faculdade de Educação

Para especialistas, papel do educador é importante para identificar casos

O abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes muitas vezes podem ser difíceis de identificar e punir, por isso é necessário manter-se alerta. Do contrário do que muitos pensam há diferenças entre abuso sexual e a exploração, o primeiro caso ocorre quando um adulto utiliza o corpo de uma criança para satisfação sexual, com ou sem uso de violência física, já a exploração envolve a remuneração da criança em atividades sexuais como a prostituição e pornografia.

Prestar atenção nos sinais que as vítimas transmitem é essencial para interromper a prática do crime, seja no ambiente escolar ou doméstico. A TV UFMG conversou com os integrantes do evento “Abuso Sexual?! O que tenho eu com isso?” promovido Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação Walquíria Afonso para entender o papel do educador dentro desta questão.

Entrevistados: Manuel Alfonso Díaz Muñoz, coordenador da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais e Pedro Castilho, professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG

Produção e reportagem: Josué Gomes
Imagens: Ravik Gomes
Edição: Marcia Botelho