Formas de Ingresso

Adiada aplicação das provas presenciais para o vestibular de Letras-Libras

Testes estavam agendados para 7 de junho; medida atende às orientações de segurança sanitária imposta pela Covid-19

Aplicação das provas presenciais no vestibular Letras-Libras de 2019
Aplicação das provas presenciais no vestibular Letras-Libras de 2019 Gabriel Araújo/UFMG

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG adiou as provas do concurso para admissão ao curso de graduação Letras-Libras, que seriam aplicadas no próximo domingo, 7 de junho. O adiamento da atividade presencial atende às orientações dos órgãos de saúde pública como medida de proteção contra a disseminação da Covid-19.

 A graduação em Letras-Libras, que começou a ser ofertada no início no ano passado pela UFMG, prepara profissionais para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira e segunda línguas. O edital da seleção em 2020 prevê 20 vagas para candidatos surdos e 10 para o público em geral.  

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida pela Lei 10.436, de 2002, como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda, que representa 5,1% da população brasileira, com 9,7 milhões de pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Mais de dois milhões têm deficiência auditiva severa e um milhão são crianças e jovens com até 19 anos.