Formas de Ingresso

Com adoção do CadÚnico, UFMG espera simplificar ingresso de estudantes de baixa renda

Instrumento, que substitui análise socioeconômica, subsidia a formulação de políticas públicas para esse segmento da população

Os estudantes que pretendem se inscrever no Sisu UFMG em 2023 por meio da modalidade de reserva de vagas destinada a pessoas de baixa renda (igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) deverão comprovar suas informações financeiras por meio do CadÚnico.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento para identificar famílias de baixa renda e possibilitar a essa população o acesso a políticas públicas. A professora Shirley Miranda, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis, explica que pretende-se com a alteração facilitar o processo de comprovação da renda do estudante. 

“Até então, fazíamos um procedimento de análise socioeconômica que exigia dos candidatos muito mais documentos, e nós observamos que alguns não conseguiam apresentar essa documentação integralmente, o que gerava alguns casos de indeferimento”, detalha a professora em entrevista à TV UFMG. A produção conta com legendas e tradução para Libras realizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG (NAI). 

O candidato já inscrito no CadÚnico deve conferir se seu cadastro está atualizado. A atualização é feita a cada dois anos. Posteriormente, é preciso emitir o comprovante do cadastro, que tem validade de três meses. 

Quem ainda não realizou o cadastro deve solicitar à pessoa responsável pelo seu núcleo familiar que se dirija a uma unidade que execute políticas de assistência social no município em que reside. Normalmente, esse trabalho é realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). 

Com antecedência
Shirley Miranda orienta que o cadastramento seja feito com antecedência, uma vez que o candidato vai precisar de ao menos 48 horas para ter acesso ao comprovante, que será exigido dos candidatos aos cursos da UFMG a partir da primeira edição do Sisu de 2023, que recebe inscrições de 16 a 24 de fevereiro. 

Mais informações, incluindo a lista de documentação exigida para a inscrição no CadÚnico, estão disponíveis no site oficial do CadÚnico. Além disso, a UFMG criou uma página de perguntas e respostas para os estudantes que ainda tiverem dúvidas.