Notícias Externas

Adolescente de 16 anos estreia na literatura com livro inspirado por séries de fantasia

Em 'O Lobo Vermelho', o estudante Thiago Vianna dá início a uma saga e conta a história de um mundo medieval em guerra

Thiago contou à Rádio UFMG Educativa que já está trabalhando na continuação do livro de estreia Reprodução: Instagram @grazielacruz1

Durante a pandemia de covid-19, muitos jovens foram afastados das atividades presenciais escolares e da rotina comum. O estudante Thiago Vianna, de 16 anos, já tinha o hábito da escrita e produziu seu primeiro livro durante a quarentena, O Lobo Vermelho.

A obra é inspirada em jogos de role-playing (RPGs), como The Witcher 3: Wild Hunt, e sagas literárias de fantasia épica, como As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Ao longo da história, acompanhamos o protagonista Rélix, o 'Lobo Vermelho', um mercenário que viaja por reinos em busca de trabalho e se envolve em conflitos políticos e batalhas pelo poder.

Durante a jornada, Rélix conhece Helia, uma jovem nobre e misteriosa, que mudará a sua vida para sempre. O Lobo Vermelho é o primeiro lançamento da saga de livros As Crônicas dos Três Aspectos e a continuação, As Lágrimas da Princesa, já está sendo escrita por Thiago.

Nesta quinta-feira, 25, Thiago Vianna participou do programa Universo Literário, apresentado por Michelle Bruck, e deu mais detalhes sobre o seu primeiro livro. Segundo o estudante, alguns personagens da obra foram inspirados por amigos da vida real. Thiago também demonstrou interesse em seguir profissionalmente como escritor, falou sobre o apoio que recebeu de seus pais ao longo do processo de publicação e divulgação e detalhou alguns recursos usados na narrativa.

"Ao longo do livro, eu me baseei muito na quebra de expectativa. Essa quebra está mais relacionada aos personagens do que à própria história porque todos os personagens que eu criei têm um aspecto traiçoeiro. É bem comum, no meu livro, os personagens trocarem de lado ou traírem uns aos outros. Eu desenvolvi uma fixação em dar um final 'de cair o queixo' pra cada um deles", comentou o escritor.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O Lobo Vermelho é publicado de forma independente e já está disponível para compra através das redes sociais de Thiago. Basta entrar em contato diretamente com o autor por meio de mensagem.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luíza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas