Coberturas especiais

Alergista fala sobre riscos do uso excessivo de produtos de limpeza

Lavar as mãos em água morna ou fria e usar creme hidratante são algumas das dicas para evitar dermatites

Álcool em gel deve ser utilizado quando não houver sujeira visível nas mãos
Álcool em gel deve ser utilizado quando não houver sujeira visível nas mãos Foto: Renato Araújo/Agência Brasília / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0

A pandemia de covid-19 mudou a rotina das pessoas em todo o mundo. Isso inclui também mudanças nos hábitos de higiene. Lavar as mãos mais vezes durante o dia, o uso constante de álcool em gel 70%, limpeza do ambiente e das máscaras com água sanitária foram algumas das medidas adotadas para se combater o novo coronavírus.

No entanto, o uso excessivo e incorreto desses produtos pode trazer consequências negativas para o corpo e para o organismo humanos. Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 9, a alergista e imunologista Luciana Cunha, preceptora da residência de alergia e imunologia do Hospital das Clínicas da UFMG, disse que os médicos têm observado um aumento das dermatites, "tanto a irritativa, quanto a de contato."

"A mais comum é a irritativa, que é causada pelo ressecamento da mão pela lavagem mais frequente, mas pode também ser efeito de alergia a alguma substância ou produto de limpeza", explicou.

Segundo a especialista, os sintomas de ambas são parecidos e incluem vermelhidão da mão, coceira, pequenas bolhas e sangramentos. "Quando se lava a mão com muita frequência, a pele fica ressecada, perde sua defesa e fica mais irritada e sensível", explicou.

Na ocorrência de vários desses sintomas, é necessária uma avaliação médica, para evitar que o quadro se agrave, segundo a alergista. Uma dica para o dia a dia é lavar as mãos sempre em água fria ou morna e usar creme hidratante.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Arthur Bugre