Pesquisa e Inovação

Aluno da Medicina disputa vaga para representar o Brasil em maratona na Finlândia

Renan Nabak: plataforma para facilitar a comunicação entre os ciclos básico e clínico
Renan Nabak: plataforma para facilitar a comunicação entre os ciclos básico e clínico Arquivo pessoal

O aluno Renan Nabak, do 5º período de Medicina da UFMG, é um dos finalistas na disputa de uma vaga para participar, na Finlândia, de uma Maratona hacker no mês de agosto. O objetivo do encontro é reunir 16 alunos de medicina do mundo todo, além de designers e programadores, para, em 48 horas, desenvolver uma ferramenta capaz de melhorar o ensino médico.

Depois de passar por uma primeira fase com 1.588 candidatos, uma segunda com quase 500, o aluno da UFMG está na fase final – que será decidida por voto popular – com outros 94 estudantes de medicina de várias partes do mundo. A disputa, intitulada Hackhaton, é promovida pela Elsevier, maior editora de livros e artigos de medicina no mundo, e será realizada em Helsinque, capital finlandesa.

Contra a fragmentação
Renan aposta na construção de uma plataforma para facilitar a comunicação entre professores do ciclo básico (1º ao 4º períodos) e do ciclo clínico (5º ao 8º períodos) de forma organizada e que ajude a evidenciar a relação entre as disciplinas. “No ciclo básico as matérias são fragmentadas, é difícil para nós, alunos, estabelecermos essa conexão”, explica o estudante. Para ele, é necessário facilitar esse aprendizado. “Perdemos tempo tentando estabelecer, sozinhos, essa correlação, porque as matérias fragmentadas ficam muito menos interessantes”, avalia Renan.

O estudante conta, ainda, que percebe, agora no ciclo clínico, que, quanto mais atenção os alunos dedicam aos pacientes, mais a teoria se torna interessante e fácil de compreender. Para ele, esse é o momento em que os alunos sentem a importância de aprofundar a teoria para oferecer o melhor cuidado possível para o paciente: "Não devemos odiar os livros, mas amar mais as pessoas. Essa ideia parece clichê, mas é muito prática. Isso pode inspirar futuros médicos”, acredita.

O aluno da UFMG concorre pelo Brasil com outros 11 candidatos de todo o país. A votação termina nesta segunda-feira, 26, e está sendo realizada na página do evento, que traz um vídeo em que Renan defende a sua proposta.

Neste ano, a Maratona hacker, tradicional na área de tecnologia médica, será realizada de 25 a 27 de agosto.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Medicina da UFMG