Saúde

Aluno e egressos da Medicina publicam artigo sobre cirurgias atrasadas pela pandemia

Estima-se que mais de um milhão de cirurgias foram acumuladas no Brasil em 2020, sendo 113 mil delas no estado de Minas Gerais

Mais de xxxxx
Cerca de 113 mil cirurgias deixaram de ser realizadas em MG em 2020
Elói Corrêa/GOVBA / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Um aluno e dois ex-alunos da Faculdade de Medicina da UFMG estão entre os autores de um estudo que estima o atraso nas cirurgias eletivas e de emergência ocorrido em razão do combate à pandemia. O trabalho é resultado do Programa em Cirurgia Global e Mudança Social e estima que mais de um milhão de cirurgias foram acumuladas no Brasil em 2020. Em Minas Gerais, estima-se que aproximadamente 113 mil cirurgias não ocorreram no ano passado, das quais 13 mil seriam de emergência e 100 mil eletivas. 

O Programa em Cirurgia Global e Mudança Social da Harvard Medical School trabalha com países em desenvolvimento e busca garantir e melhorar o acesso à cirurgia, anestesia, ginecologia e obstetrícia, de maneira segura e financeiramente acessível para todos. Os representantes da UFMG no estudo são os ex-alunos Isabella Faria e Fábio Botelho e o aluno do 7º período Ramon Bernardino, todos do curso de Medicina. 

O programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, desta segunda-feira, 13, convidou o estudante de Medicina da UFMG Ramon Bernardino para falar sobre a pesquisa.

"Vários fatores contribuem para o adiamento dessas cirurgias. Um deles é o fato de a covid demandar mais recursos hospitalares. Médicos, para cuidar dos pacientes, equipes de enfermagem, leitos. Isso acaba tirando recursos de cirurgia. Outros fatores podem estar ligados a um esforço para diminuir a transmissão da covid. Agências de saúde no Brasil pediram pelo adiamento de cirurgias eletivas no país e a própria população tem um receio de se contaminar, optando por não participar dos procedimentos", explicou o estudante.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

Produção: Filipe Sartoreto
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Hugo Rafael