Notícias Externas

Ana Elisa Ribeiro fala sobre coleção 'Biblioteca Madrinha Lua'

Coleção de poesia contemporânea brasileira está sendo lançada pela Editora Peirópolis

.
. Reprodução / Editora Peirópolis

Madrinha Lua é o título de um dos livros da grande poeta mineira Henriqueta Lisboa, que inspira a criação de uma coleção de poesia contemporânea brasileira da Editora Peirópolis. Coordenado pela escritora Ana Elisa Ribeiro, o projeto Biblioteca Madrinha Lua acaba de ser lançado e pretende mostrar uma parte do que tem sido produzido no Brasil, atualmente, por pessoas que vivem em espaços geográficos diversos. 

Os títulos de estreia são Quem tem pena de passarinho é passarinho, da mineira Líria Porto, finalista do prêmio Jabuti de poesia em 2015, e Lança-chamas, da potiguar Regina Azevedo, que integra a coleção As 29 poetas hoje, organizada por Heloisa Buarque de Hollanda. O projeto gráfico da coleção é de autoria da designer pernambucana Gabriela Araújo e, além dos livros, um site especial complementa a Biblioteca, com 16 videopoemas da mineira Amanda Ribeiro. O material digital busca levar reflexões e provocações sobre a produção poética contemporânea para leitores de todas as idades.

No programa Universo Literário desta quarta-feira, 22, a professora e poeta Ana Elisa, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Cefet-MG, falou sobre a coleção, cuja coordenação é capitaneada por ela.

Ouça a conversa completa no SoundCloud.

Produção: Enaile Almeida e Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael