Andifes elege nova diretoria
Reitor João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia, assumiu a presidência
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeu, nesta sexta-feira, 26, sua nova diretoria executiva para o biênio 2019-2020. O novo presidente é o professor João Carlos Salles Pires da Silva, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Edward Madureira Brasil, da Universidade Federal de Goiás, primeiro vice-presidente, Guida Aquino, da Universidade Federal do Acre, suplente da primeira vice-presidência, Ricardo Marcelo Fonseca, da Universidade Federal do Paraná, segundo vice-presidente, e Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega, da Universidade Federal Fluminense, suplente da segunda vice-presidência, completam a diretoria.
A eleição ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho Pleno da entidade, realizada na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.
O presidente eleito, João Carlos Salles, destacou o papel social da Andifes diante do ensino superior público e do Brasil. “A Andifes preza pelo espaço público de debate, e nosso desafio é continuar à altura da defesa firme, dialogada e clara de um sistema de universidades públicas, gratuitas, inclusivas e de qualidade, direito e patrimônio dos brasileiros. A educação pública é, em todos os sentidos, inegociável”, afirmou.
Ao concluir seu mandato à frente da entidade, o reitor Reinaldo Centoducatte, da Ufes, desejou sucesso à nova diretoria. “Sem a colaboração de todos, não teríamos conseguido expressar as posições defendidas pela Andifes", ressaltou o reitor.