Notícias Externas

Andreza Félix lança seu segundo livro, ‘Taraxacum’, que conta a viagem de um dente-de-leão

Obra da escritora, pedagoga e professora que propõe um olhar demorado para o cotidiano será lançado no fim de semana

Autora defende o protagonismo negro na literatura infantil
Autora defende o protagonismo negro na literatura infantil Bella/Divulgação

A escritora mineira Andreza Félix está prestes a lançar seu segundo livro, Taraxacum. A partir do movimento leve e lento da flor dente-de-leão, a autora propõe um olhar demorado para a vida, de modo que se possa enxergar tudo que for possível. A planta de nome científico Taraxacum officinale tem como característica ser minúscula e poder viajar grandes distâncias impulsionada apenas pela força do vento. Junto com o menino Marcelo, o leitor acompanha o percurso do dente-de-leão por ruas, praças, rios e sonhos. Com base na ideia da semente que luta pela existência da planta, a escritora definiu as crianças dente-de-leão: aquelas que perseveram em ambientes adversos.

O livro foi feito em parceria com o artista visual Santiago Régis, que faz ilustrações que misturam técnicas diferentes de colagem, textura e desenho, trazendo diversidade estética para o leitor. A obra, que nasceu do encontro de dois interesses da autora - as plantas e o mundo vivo - também homenageia os interiores do Brasil e seus habitantes, como mercadores, artesãos e feirantes. Andreza propõe o protagonismo negro na literatura infantil tanto em sua nova obra como na primeira, Meia Curta, que foi selecionada recentemente para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e vai ser distribuído em escolas públicas.

Nesta terça-feira, 14, a pedagoga, professora, bibliotecária e escritora Andreza Félix participou do programa Universo Literário. Ela falou sobre o processo de escrita do novo livro, o viés educativo da narrativa e o papel das ilustrações na história.

Ouça a conversa com a apresentadora Michelle Bruck:

Taraxacum, de Andreza Félix, é uma publicação da Mazza Edições e já pode ser encontrada nas livrarias virtuais e no site da editora.  O lançamento é realizado neste sábado, dia 18, às 11h, na Livraria da Rua, em Belo Horizonte. O endereço é Rua Antônio de Albuquerque, 913, bairro Savassi.

Produção: Enaile Almeida e Félix de Alcântara, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas