"Antes de tudo, cinema é emoção", afirmava Barros

Panorâmica homenageia o professor José Tavares de Barros

O panorâmica deste mês homenageia o professor José Tavares de Barros. Cineasta, escritor, pesquisador e montador de filmes, Barros recebeu em 2008 o título de professor Emérito da UFMG. Junto à sua sabedoria, à sua relevância profissional e ao seu enorme legado, estão a sensibilidade, a alegria, a disponibilidade e o olhar emotivo de uma pessoa sempre generosa.

Formado em Letras Clássicas na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, Barros fez mestrado em Filosofia e doutorado em Literatura Comparada na Universidade Federal de Minas Gerais. Também pós-doutorou-se no Centre Nationale de la Recherche Scientifique de Lyon (França) e, completou sua formação acadêmica no Centro dello Spettacolo e della Comunicazione Sociale de Milão, na Itália. Barros dirigiu dezoito curtas-metragens e foi montador de muitos de filmes.

O Panorâmica exibe o documentário Sala de Cinema sobre o Prof. Barros, dirigido por Alexandre Pimenta e Sávio Leite. Logo depois será exibido o filme A Cerâmica do Vale do Jequitinhonha (1975), em que Barros foi diretor em montador. O belíssimo curta-metragem ganhou os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Fotografia no IX Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. E por último exibiremos o 70x7, um filme de 2005 onde Barros, com 70 anos, e sua neta, com 7 anos, abrem o álbum de família e mostram, num diálogo sensível e amoroso, a história de sua vida. O filme tem argumento da esposa Heliana Barros, com direção de Maria de Fátima Augusto e de Juliana Barros.

José Tavares de Barros faleceu em janeiro de 2009 aos 74 anos. Por toda sua trajetória de dedicação à sétima arte recebeu diversas homenagens, seja na Universidade, ou em filmes, mostras e festivais. Barros afirmava que cinema é emoção e da mesma forma nos deixa um legado engrandecedor e que continua a comover a todos.

Assista na íntegra:

Roteiro e direção: Ana Fatorelli