Em votação on-line, pós-graduandos escolherão próxima gestão da APG

Duas chapas disputam o pleito na quinta-feira, 17; estudantes devem consentir que a UFMG informe seus e-mails institucionais à Comissão Eleitoral

Camiseta com logomarca da APG: próxima gestão cumprirá mandato de um anoFoto: Arquivo APG

Duas chapas disputarão a eleição para o próximo mandato (2022-2023) da Associação de Pós-graduandos (APG) da UFMG em consulta que será realizada nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, das 9h às 21h. A votação será remota, por meio de sistema eletrônico da Plataforma Helios.

Podem votar estudantes de pós-graduação lato sensu, stricto sensu e pós-doutorado, que somam contingente de cerca de 10 mil eleitores.

A partir das 8h desta segunda-feira, dia 14, os pós-graduandos receberão, em seus e-mails institucionais, uma mensagem em que a UFMG solicita autorização para informar seus endereços eletrônicos à Comissão Eleitoral da APG. Para que sejam habilitados a votar, eles devem enviar suas respostas até as 12h do dia 17.

No momento, há cerca de 900 pós-graduandos aptos a votar, em razão de já terem efetivado essa autorização por ocasião das eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE), realizadas em novembro do ano passado. De todo modo, a comissão que cuida do processo eleitoral recomenda que esse consentimento seja dado o mais breve possível para conferir mais agilidade à alimentação do sistema. Os endereços dos estudantes serão inseridos no banco de dados da Helios para que a plataforma envie instruções, um token e o link para votar.

A apuração começará imediatamente após o término do período de votação, com prazo de um dia corrido para que seja finalizada, quando então a chapa vencedora será declarada oficialmente. A posse ocorrerá em até sete dias após a oficialização do resultado, perante o corpo discente, em reunião a ser convocada para esse fim. O mandato é de um ano.

Questões relacionadas ao pleito podem ser encaminhadas para o e-mail da Comissão Eleitoral: comissãoapgufmg@gmail.com.

As chapas

Cada chapa é composta de ao menos oito membros, com, no mínimo, duas pessoas por coordenadoria e pelo menos 50% de mulheres em relação ao contingente total de integrantes. Nesta segunda-feira, dia 14, às 18h, haverá um debate entre as chapas candidatas. O link de acesso ao debate será disponibilizado nas redes sociais da Associação de Pós-graduandos (APG).

Chapa 1 – Pós-graduação também é trabalho

9. Myllena Luiza Freitas Ferreira
10. Paula Cristina de Moura Fernandes

A APG
Fundada no dia 29 de maio de 2019, a Associação de Pós-graduandos da UFMG é a entidade de representação dos estudantes matriculados em programas de pós-graduação da Universidade. Sua finalidade é congregar esses estudantes e defender a sua vontade coletiva, tal como manifestada em fóruns, eleições e demais formas de consulta democrática.

Trata-se de associação civil sem fins lucrativos, suprapartidária, que goza, para o exercício de suas finalidades, de autonomia administrativa, financeira e disciplinar, conforme estabelecido em seu estatuto e nas disposições legais aplicáveis. A APG visa, também, defender condições de trabalho e de pesquisa dignas para esses estudantes junto à Universidade e demais instituições.

Ewerton Martins Ribeiro