Arte e Cultura

Arquiteto e urbanista Flávio Carsalade abre série especial de podcast sobre a Praça da Estação

Episódio mostra como a região e seu entorno se credenciam como polos de efervescência cultural e estabelecem vínculos entre as pessoas e o espaço público

Concentração da Parada LGBT de BH, na Praça da Estação
Concentração da Parada LGBT de Belo Horizonte, na Praça da EstaçãoFoto: SMADC | Domínio Público

O podcast Corredor Cultural 174, do Centro Cultural UFMG, lançou uma série especial sobre o ponto de partida do projeto: o Corredor Cultural Praça da Estação, área importante do baixo centro de Belo Horizonte. Nem todos os belo-horizontinos frequentam ou têm uma identificação afetiva com o espaço, que sofre o estigma da marginalização. Ainda assim, as manifestações insurgentes e populares, a ocupação do espaço público e as diversas vozes e corpos que se apropriam do local mostram sua potência como zona cultural.

O arquiteto, urbanista e professor da Escola de Arquitetura da UFMG Flávio de Lemos Carsalade é o convidado do primeiro episódio da série sobre a Praça da Estação e sua importância urbanística e cultural para Belo Horizonte. Região mais antiga de Belo Horizonte, a Praça da Estação foi a porta de entrada dos materiais de construção da capital que chegavam pela linha férrea.

De acordo com Carsalade, uma linha férrea é polo de atração de núcleos para estocagem de cargas e, ao mesmo tempo, de formação de um comércio local por conta da circulação de passageiros no entorno da estação ferroviária. Até hoje, devido à proximidade com o atual terminal rodoviário, as ruas que ladeiam a estação ferroviária são lugares do comércio popular.

Entre as primeiras construções no largo da estação está o prédio que hoje abriga o Centro Cultural UFMG e a edificação original, que depois foi demolida para dar lugar a uma nova construção, atualmente reconhecida como estação central de BH. Com o desenvolvimento da cidade, outros prédios importantes começaram a ser erguidas, como os hotéis Itatiaia e Sul América Palace e, posteriormente, o Edifício Central, considerando uma cronologia mais expandida.

Baixo centro
O episódio também trata da história das manifestações culturais e políticas na Praça da Estação. No podcast são discutidas as possibilidades de renovação do centro e a explicação para a origem do termo “baixo centro”, usado em referência ao universo urbanístico que circunda a Praça.

Atual diretor da Editora UFMG e presidente do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, o Icomos, Flávio Carsalade já presidiu o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas de Gerais (Iepha) e é membro do conselho curador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O podcast está publicado no Spotify.

Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG