Pesquisa e Inovação

Arquivo digital que reúne documentação sobre a ditadura é destaque de nova edição do Boletim

Capa
Capa Reprodução

Está no ar a primeira etapa do Brasil.doc, arquivo digital organizado pelo Projeto República da UFMG que reúne cerca de quatro mil páginas de documentos sobre a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Boa parte do material é inédita e oriunda dos próprios centros de informações das forças armadas. O assunto é abordado na principal reportagem da edição 1.939 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Confira a versão digital da publicação.

Reportagens

Para vencer a solidão
Semana de Saúde Mental chega à quarta edição com ênfase no bem-estar de servidores, estudantes e colaboradores da UFMG.

Ostentar a verdade
Projeto República lança site que reúne documentação inédita sobre a ditadura; parte do material é oriunda dos próprios centros de informações das Forças Armadas.

As nuances do saber
Processos envolvidos na construção do conhecimento são abordados em nova exposição interativa temporária de museu da UFMG na Praça da Liberdade.

Do corpo à paisagem
UFMG prepara programação especial para a 14ª Semana Nacional de Museus.

Acontece
A exibição de exposição fotográfica sobre a cultura tapajó, na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG, é um dos destaques da agenda universitária desta semana.

Ciência, democracia e universidade

Em artigo, Marcos Fabrício Lopes da Silva sustenta que o regime democrático é essencial para o desenvolvimento do ofício científico.