Ensino

Arte, saberes tradicionais e educação: Jardim Mandala inspira projeto em escolas de BH

Espaço da Faculdade de Educação conjuga formas alternativas de ensino e bem-estar

A interação em espaços construídos por e para alunos é uma experiência que complementa a vivência universitária. O cultivo de jardins em alguns dos prédios da UFMG atrai visitantes e estimula a comunidade acadêmica a participar da construção e manutenção desses espaços.

Exemplo desse movimento é o Jardim Mandala, idealizado por Wellington Dias, artista visual formado pela Escola de Belas Artes (EBA) e mestrando da Faculdade de Educação da UFMG. De acordo com Wellington, o espaço conta com mais de 130 espécies de plantas medicinais e aromáticas, e é aberto ao público.

Da interlocução entre arte, educação e saberes tradicionais proposta pelo Jardim Mandala, nasceu o projeto Florescer, desenvolvido em parceria com escolas da rede municipal de Belo Horizonte. Seu objetivo é criar, nos locais subutilizados das escolas, espaços verdes que promovam formas alternativas de ensino e proporcionem o bem-estar das crianças. Conheça o Jardim Mandala neste primeiro vídeo da série produzida pela TV UFMG.

Equipe: Vitória Fonseca (produção), Daniel Mendes (reportagem), Antonio Soares (imagens), Márcia Botelho (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)