Ensino

Encontro de extensão e mostra no ICA dão início à Semana do Conhecimento

Mais de 500 trabalhos serão apresentados hoje, 7, e amanhã, 8 de outubro

Estudantes apresentam seu projeto de Extensão na Escola de Belas Artes
Estudantes apresentam trabalho na EBA em edição anterior do Encontro de ExtensãoBruna Diana / Proex

Embora a Semana do Conhecimento 2019 esteja agendada para o período de 14 a 18 de outubro, algumas atividades que integram o evento começam nesta segunda-feira, dia 7, como o Encontro de Extensão e a apresentação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros. 

Promovida pela Pró-reitoria de Extensão em parceria com a Pró-reitoria de Graduação e com os centros de extensão (Cenex) das unidades acadêmicas, a 22° edição do Encontro de Extensão conta com a apresentação de 519 trabalhos nesta segunda, 7, e terça, 8. Cada Cenex fica encarregado de avaliar os trabalhos referentes à sua unidade. Os melhores projetos serão apresentados no dia 11. No dia 14, cada unidade acadêmica premiará seu melhor trabalho.

No dia 18, 16 trabalhos de extensão escolhidos pela Câmara de Extensão serão anunciados como vencedores do prêmio Destaque de Extensão, em cerimônia no auditório da Reitoria.

Montes Claros
Ainda nesta segunda, 236 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão serão apresentados no ICA, em Montes Claros. Os trabalhos mais bem avaliados serão premiados como de Relevância Acadêmica e seguirão para a apresentação no campus Pampulha na próxima semana. 

Dos trabalhos inscritos no ICA, 32 são de ensino, 52 de extensão e 152 de pesquisa. Palestras, oficinas e minicursos também integram a programação local da Semana do Conhecimento, no campus da UFMG em Montes Claros, de 14 e 16.

Iniciação científica
Também nesta segunda, 7, e terça, 8, mais de 1,7 mil trabalhos de iniciação científica passarão por avaliação na 28° edição da Semana de Iniciação Científica. Os projetos serão analisados por comitê externo, que indicará os melhores de cada grande área por Relevância Acadêmica. Os selecionados se classificarão a uma segunda apresentação no dia 16.

Semana do Conhecimento
A 28ª Semana do Conhecimento da UFMG integra as atividades da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável, o evento mobiliza docentes, discentes e servidores técnicos-administrativos em educação por meio de 2,6 mil trabalhos vinculados aos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. 

A Semana do Conhecimento é tema da reportagem de capa da edição 2.075 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.