Saúde

Aumento de casos graves de covid-19 entre pessoas mais jovens alerta especialistas

No programa Expresso 104,5, o professor da Faculdade de Medicina Vandack Nobre falou sobre as mudanças no perfil dos infectados

Pessoas mais jovens têm precisado cada vez mais de atendimento em UTIs
Pessoas mais jovens têm precisado cada vez mais de atendimento em UTIs Foto: Hélia Scheppa/SEI / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Na semana passada, o Brasil alcançou o número de 300 mil mortes por covid-19 e, desde então, vem batendo recordes nos levantamentos diários, chegando a mais de 3700 mortes. Em Belo Horizonte, os leitos de UTI chegaram a mais de 100% de ocupação e o número médio de transmissão por infectado, o fator RT, continua em alerta. Mas o fato é que os profissionais da linha de frente e pesquisadores perceberam uma mudança no perfil de hospitalizações e mortes por covid-19: há um claro aumento de casos graves entre pessoas mais jovens. 

Segundo dados do Observatório da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz, as internações de pessoas de 30 a 59 anos cresceram mais de 500% e os casos em pessoas com menos de 30 anos também aumentaram consideravelmente, numa variação de mais de 200%. Os adultos jovens são o grupo mais preocupante. 

Nesta quarta-feira, 31, o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, recebeu o professor Vandack Nobre, da Faculdade de Medicina da UFMG, doutor em infectologia e medicina tropical, para falar sobre as mudanças no perfil dos infectados pela covid-19.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção de Isadora Oliveira e Filipe Sartoreto