Arte e Cultura

Aventura literária protagonizada por cães trata dos conflitos pré-adolescentes e maturidade

Escrito por Antonio Sampaio Dória, ‘A Revolução dos Cachorros’ traduz o desejo por independência em uma história lúdica

Ilustrações de Dannilu Rodrigues estimulam a imaginação do enredo e dão vida às mensagens deixadas pelo autor
Ilustrações de Dannilu Rodrigues estimulam a imaginação do enredo e dão vida às mensagens deixadas pelo autor Divulgação/ Antonio Dória

A Revolução dos Cachorros, livro infantojuvenil do professor e mestre em Literatura Comparada Antonio Sampaio Dória, narra a história de um grupo de treze cães que, cansados de obedecer aos humanos, decidem armar uma revolução e viver de forma livre e independente, longe da sociedade. O grupo enfrenta uma série de obstáculos nessa empreitada, como a falta de comida, a luta pela sobrevivência, a ameaça de predadores, e até obstáculos mais sutis, como os choques de personalidade. 

A obra, que está na sua segunda edição, parte da busca por liberdade destes cães para falar sobre a experiência intensa e caótica que é a pré-adolescência. O objetivo é mostrar a importância desse período para a construção da maturidade durante a caminhada para a vida adulta, abordando questões como o drama adolescente, o preconceito, e as más influências, auxiliando os jovens a entender e lidar melhor com essa etapa da vida. A história foi tema de entrevista no programa Universo Literário desta segunda-feira, 6, com o professor e mestre em Literatura Comparada Antonio Sampaio Dória, autor de A Revolução dos Cachorros.

O professor revelou que se inspirou no livro A revolução dos bichos, de George Orwell, para escrever, mas que os temas centrais das obras são diferentes - em vez de trazer o foco para a política, seu livro fala sobre comportamento. Dória explicou que a escolha pelos cães como personagens principais se deve à proximidade desses animais com os seres humanos, com os quais possuem uma relação de dependência, mas também guardam o desejo de independência. Para o autor, essa é a mesma situação entre os pré-adolescentes e os pais e conversa também com o próprio ser humano.

Sobre a discussão do tema com as crianças, o escritor contou que acredita que os conflitos do livro traduzem as experiências vividas pelos pré-adolescentes e por isso ajudam a compreender o que estão passando. Além disso, introduzem temas sobre os quais pais e tutores podem conversar com os filhos. “É preciso ter essa conversa sobre o que dá pra fazer agora e o que não dá pra fazer agora. E aí, essas situações são rebatidas pra nossa realidade: os perigos que a gente vai enfrentar sozinhos e como que a gente vai lidar com esses perigos. Se os pais derem uma lidinha no livro, eles vão perceber isso”, comentou o professor.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A Revolução dos Cachorros, de Antonio Sampaio Dória e com ilustrações de Dannilu Rodrigues, pode ser encontrado em livrarias virtuais. O autor também é muito ativo na internet, com o projeto Blogs e Livros, onde traz resenhas de outras obras, análises e dicas de leitura. O mesmo tipo de conteúdo pode ser encontrado na conta de Dória no Instagram.

Produção: Alexandre Miranda e Nicolle Teixeira, sob orientação de Alessandra Dantas e Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas