Pesquisa e Inovação

BH-TEC promove encontro para discutir mecanismos legais que podem potencializar a inovação

Evento com especialista em incentivos fiscais e jurídicos abre a série 'Sexta no parque'

Nesta edição, serão discutidas oportunidades nos setores público e privado por meio de mecanismos que podem ser potencializados
Fachada do BH-TEC, onde será realizada a série 'Sexta no Parque'Foto: Lucas Braga | UFMG

Será realizada nesta sexta-feira, 16 de setembro, a primeira edição do Sexta no Parque, encontro sobre inovação e empreendedorismo científico-tecnológico promovido pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). A atividade terá lugar na sede do Parque, localizada à Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, bairro Engenho Nogueira.

O evento, que será mensal, começa com um café, às 9h30, e segue com palestra e bate-papo até as 11h30. A inscrição é gratuita, pelo Sympla, e aberta a todos os públicos.

Nesta primeira edição, serão discutidas as oportunidades, nos setores público e privado, propiciadas por mecanismos jurídicos que podem ser mais bem aproveitados em favor de iniciativas de inovação, como as leis do Bem e de Inovação e o Marco Legal das Startups.

Incentivos
Órgãos públicos podem comprar soluções inovadoras sem recorrer à Lei de Licitações? Quais arranjos devem ser feitos para abrir uma empresa inovadora? Essas e outras perguntas serão respondidas por Mabel Alvarado, CEO da Alcance Innovation Consulting e advogada especializada em incentivos fiscais e jurídicos direcionados à inovação. 

Alvarado tem ampla experiência com implantação de innovation management, funding para inovação e desenvolvimento de parcerias estratégicas para open innovation com startups, universidades e centros de pesquisa.

A gerente de Desenvolvimento Institucional do BH-TEC, Cristina Guimarães, afirma que o Sexta no Parque porá em pauta temas desconhecidos e importantes, que podem fazer a diferença para os empreendedores, visto que muitos deles não conhecem diversos mecanismos.

O evento é aberto a representantes de empresas, de órgãos públicos, do terceiro setor e de todo o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CTI).