Institucional

Biblioteca Central começa a agendar espaços para estudo presencial

Ambientes serão reabertos na segunda-feira; consultas ao acervo de obras raras também já podem ser programadas

Serão disponibilizadas 80 vagas diárias, apenas para estudo individual
Salão da Biblioteca Central: 80 vagas disponíveis por dia apenas para estudo individualCleide Vieira | Biblioteca Central UFMG

Os espaços de estudo presencial e o setor de Obras Raras da Biblioteca Central (BC), no campus Pampulha, serão reabertos na próxima segunda-feira, 18, e os interessados já podem agendar o uso desses ambientes. O sistema de agendamento deve ser acessado via login e senha do minha UFMG. Logo em seguida, deve-se clicar em ‘Registrar’, para preencher o formulário de cadastro.

Na página inicial do site de agendamento, o usuário verá duas alternativas: Acesso aos espaços de estudo ou Reserva de obras para consulta do acervo da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras. As duas opções podem ser agendadas apenas para as segundas-feiras, das 8h às 12h, e para as quartas-feiras, das 14h às 18h.

Nos espaços de estudo da Biblioteca Central, serão disponibilizadas 80 vagas por dia, destinadas apenas a estudo individual. “Esses ambientes estarão abertos para as pessoas da comunidade da UFMG regularmente cadastradas no Sistema de Bibliotecas, com todas as regras de biossegurança respeitadas, como uso de máscara e distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas. Mochilas e bolsas deverão ser guardados nos escaninhos, já que os usuários não podem entrar com esses pertences. Cada aluno poderá levar sua garrafinha de água, mas lanches no local não serão permitidos”, explica Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Central.

Além do distanciamento das mesas, frascos de álcool em gel serão disponibilizados em todos os ambientes. Na portaria da Biblioteca Central, um totem aferirá a temperatura dos usuários.

Consulta às Obras Raras
Localizada no quarto andar da BC, a Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG (Dicolesp) seguirá as mesmas regras e utilizará o mesmo sistema para agendamento de consulta ao acervo. “A capacidade máxima da Dicolesp será de dois usuários por dia, e ficarão disponíveis, para consulta presencial, apenas os acervos exclusivos do setor – não encontrados em outras bibliotecas da UFMG – e ainda não digitalizados. Em caso de demanda de algum material bibliográfico que já esteja disponível on-line, será enviado o link para o usuário”, esclarece Sabrina Fonseca, coordenadora da Dicolesp.

Sabrina Fonseca enfatiza que o espaço não poderá ser utilizado para estudo, apenas para consulta ao acervo. Ela destaca, entre os acervos mais procurados, os de obras raras e os acervos especiais, como os do teatrólogo João das Neves, o Arquivo da Assessoria Especial de Segurança e Informação (Aesi) – com documentos variados, datados do período da ditadura militar – , e a Coleção Livro de Artista, maior do Brasil em bibliotecas públicas.

Empréstimos e devoluções
O empréstimo de livros continuará a ser feito apenas mediante agendamento no catálogo on-line. Após clicar no título da obra de interesse, o usuário precisa apenas escolher a opção Solicitação de empréstimo, que aparecerá no canto inferior direito da tela. O usuário terá de preencher sua senha (a mesma usada nas bibliotecas) e os dados para contato (e-mail e telefone atualizados). Depois disso, é só clicar em confirmar. A biblioteca será notificada sobre a requisição do usuário e entrará em contato, via e-mail, para agendamento da data e do horário para retirada do empréstimo.

Preferencialmente, é agendado o empréstimo de obras não disponíveis nas quatro plataformas de e-books assinadas pela Biblioteca Universitária. “Pedimos ao usuário a gentileza de conferir a disponibilidade da obra de interesse nessas plataformas, que dão acesso por tempo ilimitado ao livro eletrônico, antes de agendar o empréstimo do livro físico”, sugere Kátia Pacheco, diretora da Biblioteca Universitária (BU).

A renovação dos itens emprestados continua sendo feita de forma automática. Mesmo assim, caso queira devolver um livro, o usuário também deve agendar o procedimento, enviando um e-mail para a biblioteca de seu interesse.

Carla Pedrosa | jornalista do Sistema de Bibliotecas da UFMG