Biblioteca Universitária celebra dez anos da Coleção Livro de Artista

Encontros vão destacar obras publicadas por diversos autores a partir de 1968

Sumaré (1998) de Alex Flemming
'Sumaré' (1998), de Alex Flemming Dalila Coelho /UFMG

Nesta sexta-feira, 22, o professor Amir Brito, do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes, apresenta o livro Sumaré, do fotógrafo Alex Flemming, em evento na Biblioteca Central. O encontro, que começa às 13h, será o primeiro da série comemorativa de dez anos da Coleção Livro de Artista. Com duração de uma hora, cada sessão será dedicada a um livro do acervo, dando destaque para obras que ainda não foram expostas em mostras anteriores.

Amir Brito, curador da coleção, falará sobre aspectos físicos e o conteúdo da obra. Algumas publicações estão entre as primeiras recebidas em doação para formar o acervo, como o livro Sumaré.

Os 11 encontros, abertos ao público, ocorrerão na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da Biblioteca Central, sempre às sextas-feiras, das 13h às 14h, de março a julho. O livro Exercício findo, de Décio Pignatari, encerra as apresentações. A programação já está disponível.

O evento faz parte do projeto Sistema de Bibliotecas em Movimento. Em cada encontro, os participantes poderão solicitar um cartão-postal e adesivo referente a cada obra. Ao reunirem dez adesivos, os participantes ganharão um brinde, que poderá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária, localizada no segundo andar da Biblioteca Central. Mais informações podem ser obtidas no portal da Biblioteca.

Raridades
Iniciativa pioneira em universidades brasileiras, a Coleção Livro de Artista da UFMG reúne doações de artistas do Brasil e de outros países. Com mais de 700 livros catalogados, o acervo contempla itens raros, como um dos 13 únicos exemplares do livro Sumaré, do artista Alex Flemming, que se destaca pelas fotografias e pelas dimensões: 66cm de altura por 41cm de largura. Além disso, no acervo pode ser apreciada a compilação completa da Revista Artéria, feita por Omar Khouri e Paulo Miranda, que soma dez edições inusitadas em seus 40 anos de existência. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail colesp@bu.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4615.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária