Arte e Cultura

BU exibe animação sobre manuscrito iluminado das ilhas britânicas

Sessões de 'O segredo de Kells' serão realizadas nesta quarta, às 10h e às 19h

Cena da animação que
Animação retrata criação de manuscrito que mistura iconografia cristã e arte folclórica britânicaDivulgação / Biblioteca Universitária

Como parte do projeto Filmes, livros & bibliotecas, será exibido nesta quarta-feira, 4, no auditório do quarto andar da Biblioteca Central, O segredo de Kells. A animação, dirigida por Tomm More e Nora Twomey, conta como foi criado o Livro de Kells, um dos principais manuscritos iluminados das ilhas britânicas.

Elaborado no século 9, por monges irlandeses que viviam no monastério de Kells, a obra é ilustrada com figuras da iconografia cristã, combinadas com arte folclórica típica das ilhas britânicas.

Essa é a segunda exibição do projeto, que apresenta, na primeira quarta-feira de cada mês, filmes de animação, curtas e documentários que tratam de livros e bibliotecas e das relações entre memória, lugar e tempo. As exibições ocorrem em dois horários: das 10h às 11h30 e das 19h às 20h30.

A programação de Filmes, livros & bibliotecas prossegue com a exibição, no dia 2 de maio, de Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris, de William Joyce e Brandon Oldenburg. No dia 6 de junho, será projetado A Biblioteca, de Jason La  Motte. A série termina em 4 de julho, com Toda a memória do mundo, de Alain Resnais.

Com Assessoria de Comunicação da Biblioteca Universitária