Notícias Externas

Bioficção apresenta fatos da vida de Miguel de Cervantes "contados por ele mesmo"

Escritora e roteirista Maria Gessy Sales falou sobre concepção do livro, em entrevista ao programa Universo Literário

.
. Reprodução

O espanhol Miguel de Cervantes é considerado um dos escritores mais importantes da história da literatura mundial. Sua obra Dom Quixote de La Mancha é tida como o primeiro best-seller da história e o primeiro romance da era moderna. Além do trabalho único na literatura, Cervantes ficou conhecido por uma trajetória de vida marcada por aventuras, enganos e superações. Em Eu, Miguel de Cervantes: Memórias, a escritora e roteirista Maria Gessy Sales apresenta a história de vida do escritor espanhol, narrando os principais episódios que marcaram a juventude e o início da vida adulta de Miguel de Cervantes. 

Fruto de um projeto de pesquisa extenso e audacioso que durou por mais de 12 anos, o título é uma bioficção, que mistura investigação biográfica com elementos da literatura ficcional. A narrativa parte de um acontecimento real: no subsolo do Convento das Trinitárias Descalças, em Madri, foram encontrados os restos mortais de Cervantes. A autora, então, imagina uma situação fictícia em que, juntamente com os restos mortais do romancista, foram encontradas as memórias mais recentes do escritor espanhol. A partir daí, o próprio Miguel de Cervantes narra episódios que marcaram a sua vida. Assim, o livro recria a trajetória de Cervantes, partindo de verdades históricas, possíveis e poéticas, contadas em primeira pessoa, que cumprem ao mesmo tempo o papel de divertir e informar. 

Nesta terça-feira, 18, a escritora e roteirista Maria Gessy Sales foi a convidada do programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, para um bate-papo sobre Cervantes com a apresentadora Michelle Bruck.

Ouça a conversa no SoundCloud.

A autora pode ser encontrada no Instagram e no Facebook.

 

Produção: Nicolle Teixeira, sob orientação de Luíza Glória