Notícias Externas

Brasil completa 40 anos sem Glauber Rocha

Programa Noite Ilustrada recebeu a cineasta Paloma Rocha, filha de Glauber

Glauber Rocha: nome do Cinema Novo
Glauber Rocha: nome do Cinema Novo Arquivo Nacional

Neste domingo, 22, completam-se 40 anos da morte de Glauber Rocha. Ator, cineasta, crítico, escritor e jornalista, Glauber Rocha foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo e um dos cineastas brasileiros mais premiados internacionalmente. Nascido na Bahia, testemunha de um Brasil marginal e culturalmente desmoralizado, o artista buscou descolonizar a visão do cinema internacional e denunciar a realidade violenta e desigual do país, até mesmo enquanto enfrentava a ditadura militar. 

Autor da memorável frase “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, o artista desejava educar o público por meio de seus filmes. Em 1964, lançou Deus e o Diabo na Terra do Sol, grande marco do cinema brasileiro, e foi indicado à Palma de Ouro. Terra em Transe, de 1967, foi censurado por ser considerado subversivo, já que fazia alusão à situação política brasileira, que vivenciava o regime militar. Até hoje, esses e muitos outros de seus longas são considerados clássicos do cinema nacional.

Glauber Rocha deixou um legado de extrema relevância para o país, que inclui seus textos, críticas e manifestações sociais. Parte desse acervo foi perdida no incêndio que atingiu o galpão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, no dia 29 de julho. 

O programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 20, dedicou a entrevista a falar da vida e do legado de Glauber Rocha. Na edição, o apresentador Luiz Fernando Freitas recebeu a também cineasta Paloma Rocha, filha de Glauber. 

Ouça a entrevista de Paloma Rocha no SoundCloud.

Produção: Maron Filho e Enaile Almeida, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael