Notícias Externas

Brasil está em alerta contra o sarampo

Professor da Faculdade de Medicina falou sobre a doença em entrevista ao programa Conexões

Nesta semana, mais uma morte por sarampo foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. A vítima foi uma criança com menos de um ano de idade. Com isso, já são quatro casos de mortes registrados no país.

Os outros três ocorreram no estado de São Paulo, responsável por 98% dos diagnósticos, em um total de 2.753 levantados no Brasil até o momento. Como parâmetro adotado pelo Ministério da Saúde, apenas os casos confirmados nos últimos 90 dias são contabilizados.

Minas Gerais também está em alerta: a doença avança pelo estado e teve mais um diagnóstico confirmado. Um adolescente de 16 anos foi infectado em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata.

Nesta quinta-feira, 5, o professor Mateus Westin, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, falou sobre o sarampo e a importância da imunização, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Vacinação na UFMG

A vacina contra o sarampo está disponível gratuitamente em todas as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o dia 13 de setembro, a comunidade do campus Pampulha da UFMG também vai poder se vacinar. Cada dia, a equipe estará localizada em uma unidade diferente do campus. Os interessados devem levar um documento de identificação e o cartão de vacina.

A TV UFMG acompanhou a vacinação na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Assista ao vídeo:

Produção de Rodolfo Morais, sob orientação de Luíza Glória e Hugo Rafael