Arte e Cultura

'Brinquedorias' do Serelepe são exibidas pelo Panorâmica de junho

Grupo dedica-se à produção artística e musical para crianças

Brinquedorias é uma palavra que não existe no dicionário. O termo foi inventado, há muitos anos, pelo professor Eugênio Tadeu, da Escola de Belas Artes, quando desenvolvia o projeto Pandalelê, no Centro Pedagógico da UFMG. Neste ano, o grupo Serelepe lançou livro multimídia com CD e DVD com músicas e brincadeiras. A edição de junho do Panorâmica, da TV UFMG, exibe 12 vídeos com as tais brinquedorias, que, segundo Tadeu, foram escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas.

O grupo cênico musical é formado por Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e pelo Eugênio Tadeu. O Serelepe dedica-se à produção artística e musical para crianças desde 2005. Inicialmente, o grupo reuniu-se em torno do programa de rádio Serelepe – uma pitada de música Infantil, veiculado na Rádio UFMG Educativa 104,5 FM, que reunia alunos de uma disciplina do curso de graduação em Teatro da EBA. 

Mais tarde, passou a oferecer oficinas e intervenções musicais. Ao longo desses anos, o grupo apresentou-se em cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Pedro Leopoldo, Montes Claros, São Paulo, Ribeirão Preto e Piracicaba, e da América do Sul, como Valparaíso (Chile), Santa Fé  e Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Medellín, Bogotá e Melgar (Colômbia). Nelas, sempre foi recebido de forma calorosa por crianças e adultos. O Serelepe brinquedorias sonoras e cênicas conta com apoio da Proex e da Rádio UFMG Educativa. 

Equipe
Roteiro e direção: Ana Fatorelli
Produção: Larissa Costa
Edição: Márcia Botelho