Extensão

Café Controverso projeta o futuro do trabalho pela economia criativa

Organizador do Campus Party e diretor da Fundep são os convidados do evento, que ocorrerá neste sábado

Espaço do Conhecimento irá receber o evento
Fachada digital do Espaço do ConhecimentoLucas Braga / UFMG

O Café Controverso: Diálogos do Movimento, promovido pelo Espaço do Conhecimento UFMG em parceria com a Petrobras, promove neste sábado, 5, debate sobre os investimentos em projetos de inovação, com a presença de Francesco Farruggia, organizador do Campus Party, e Ramon Azevedo, diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). O evento começa às 10h, no Espaço do Conhecimento, localizado na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.

Os convidados vão discorrer sobre os aspectos que envolvem a chamada economia criativa – definida como o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade, que geram valor econômico –, que está provocando grandes transformações no mundo dos negócios. Ramon e Francesco vão defender que novas ideias precisam de apoio para vingar e mostrar que empreendimentos inovadores surgem muito além do emblemático Vale do Silício, na Califórnia. A influência das universidades e centros focados na economia criativa também será abordada pelos convidados.

"O universo do conhecimento está em rápida expansão, o mundo está vivendo um cenário de inovações disruptivas. Mas a evolução das organizações sempre foi exponencial. O que mudou foi o referencial: agora, as transformações acontecem de forma ainda mais acelerada. E como lidar com essa explosão de transformações? É preciso se reinventar constantemente e aprender a partir do futuro, à medida que ele emerge", comenta Ramon Azevedo.

Francesco Farruggia é empresário e investidor de startups digitais, fundador, ao lado do vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estúdios e sócio da empresa que organiza o Campus Party.  

Ramon Azevedo é diretor da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e CEO da Fundep Participações S.A. (Fundepar), gestora de negócios inovadores com experiência no apoio a projetos acadêmicos da UFMG. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Para participar, não é necessário realizar inscrição prévia.